Cabo Verde: Novo bispo do Mindelo quer fiéis «conscientes da sua missão»

D. Ildo Fortes salientou também a importância de reforçar «laços» com a Igreja portuguesa

Lisboa, 04 abr 2011 (Ecclesia) – D. Ildo Fortes, o novo bispo da diocese do Mindelo, em Cabo Verde, deixou este domingo um apelo à fé e à união dentro daquela comunidade, que vai assumir já a partir de dia 10 de abril.

“A Igreja somos todos nós. Quando todos os batizados tiverem consciência da sua vocação e da sua missão, poderemos então prestar o serviço que Deus espera de nós” desafiou o prelado, durante a sua ordenação episcopal, na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.

Numa cerimónia presidida pelo cardeal-patriarca D. José Policarpo, aquele responsável garantiu que irá cumprir o seu trabalho com espírito de “serviço”, e em estreita “comunhão” com a Igreja portuguesa.

“Há laços que nós damos e oxalá não sejam para desatar” sublinhou D. Ildo Fortes, que apesar de ter nascido em Cabo Verde, na Ilha do Sal, fez todo o seu percurso de preparação para o sacerdócio na diocese de Lisboa.

Não escondendo a sua ligação afetiva a Portugal, o novo bispo agradeceu ainda a todos aqueles que o acompanharam ao longo da vida, desde a família e os amigos, passando pelos sacerdotes e bispos presentes.

“Levo a diocese de Lisboa no coração e tenho muito a agradecer por tudo aquilo que recebi e pude viver no meio de vós” salientou, recordando também a ajuda que o Patriarcado tem prestado às dioceses cabo-verdianas, através dos seus seminários e responsáveis.

De momento, ainda não é possível para os seminaristas fazerem estudos superiores em Cabo Verde, e a solução tem passado pela sua integração em estruturas de acompanhamento vocacional portuguesas.

A cerimónia de ordenação do novo bispo do Mindelo contou com a presença de D. Arlindo Gomes Furtado, bispo de Santiago de Cabo Verde, e D. Manuel Clemente, bispo do Porto, como consagrantes.

Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes, de 46 anos, sacerdote cabo-verdiano formado no patriarcado de Lisboa, foi nomeado por Bento XVI a 25 de janeiro deste ano, sucedendo a D. Arlindo Gomes Furtado.

O novo bispo nasceu a 13 de dezembro de 1964, na ilha do Sal, Cabo Verde e a sua ordenação sacerdotal aconteceu a 29 de novembro de 1992, em Lisboa, passando depois por várias paróquias da diocese portuguesa e do Mindelo, neste caso em duas experiências como missionário «fidei donum» (2005-2007 e de 2008-2011), ou seja, enviado pela diocese lisboeta.

Segundo dados do Vaticano, esta “jovem” diocese, criada por João Paulo II em 2003, conta atualmente com cerca de 166 mil habitantes, na sua grande maioria católicos.

PTE/JCP/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top