Brasil: União das Misericórdias Portuguesas debate os desafios das Santas Casas

Lisboa, 24 ago 2022 (Ecclesia) – A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) está a participar no 13º Congresso Internacional das Misericórdias e, simultaneamente, no 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em Brasília, a capital do Brasil.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a UMP explica que estes encontros pretendem “partilhar conhecimento e experiências das Santas Casas” e debater os “desafios futuros” que as Misericórdias enfrentam, “sobretudo em termos de saúde e envelhecimento da população”.

‘Conectar e inovar para assegurar o futuro da saúde’ é o tema do 13º Congresso Internacional das Misericórdias e do 30º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, de 23 a 25 de agosto.

A delegação da União das Misericórdias Portuguesas é liderada por Manuel de Lemos, o seu presidente e presidente da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), e vai ser recebida pelo presidente da Câmara do Congresso e segunda figura do Estado brasileiro, Rodrigo Peixoto.

Esta comitiva portuguesa vai ser recebida também pelo embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, “com o objetivo de estreitar relacionamentos institucionais”, e participar na cerimónia solene da chegada do coração de D. Pedro IV (D. Pedro I, no Brasil), no Palácio do Planalto, em Brasília, no âmbito do bicentenário da independência brasileira.

As Santas Casas no Brasil são responsáveis por 2172 hospitais sem fins lucrativos, dos quais 1704 atendem o SUS (Sistema Único de Saúde).

A União das Misericórdias Portuguesas é uma associação de âmbito nacional, criada em 1976 para orientar, coordenar, dinamizar e representar as Misericórdias, defendendo os seus interesses e organizando atividades de interesse comum.

Enquanto promotora da economia social, a UMP tem pautado a sua atuação pelo diálogo entre as Misericórdias e os diversos parceiros institucionais, participando ativamente na definição e execução de políticas públicas sociais, com o objetivo de assegurar respostas sociais e de saúde que contribuam para o desenvolvimento de uma rede de apoio para o bem-estar da população.

CB

Partilhar:
Scroll to Top