Brasil: Escolas católicas organizam acolhimento aos participantes na Jornada Mundial da Juventude

Congresso mundial de universidades antecipa encontro no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Brasil, 03 jan 2013 (Ecclesia) – As instituições de ensino católicas do Brasil estão a organizar o acolhimento aos peregrinos que vão participar na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

Sediado na ‘Cidade Maravilhosa’, o Colégio Teresiano prepara a receção a 180 jovens provenientes da Europa e América Latina, anuncia um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“O Colégio Teresiano receberá jovens da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai e Espanha. Ofereceremos também a oportunidade de interagirem com os nossos alunos em encontros sobre educação e sustentabilidade, além de garantir a hospedagem”, diz a diretora Glória Fátima Nascimento.

De 18 a 21 de julho a cidade de Belo Horizonte, também no Brasil, vai ser a sede do Congresso Mundial de Universidades Católicas, refere o site da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, adiantando que são esperados quatro mil participantes.

A partir do tema ‘Novos Tempos, Novos Sentidos’ estarão em debate questões relacionadas com a fé e a “crise de sentido”, “a universidade e o espaço para a construção do humano”, “o protagonismo juvenil”, “família, amizade, afetividade e sexualidade”, entre outros assuntos.

As inscrições na JMJ, para a qual se prevê a presença do Papa Bento XVI, podem ser feitas no site oficial da Jornada (www.rio2013.com).

O ‘Manual de Inscrições de Peregrinos’, disponibilizado na internet, apresenta os custos para os visitantes provenientes de diversos países, divididos em três classes – A, B e C – conforme a situação económica de cada nação.

Os jovens de Portugal, colocado na classe ‘A’, terão de pagar cerca de 230 euros pela semana da Jornada, com alojamento e alimentação, ou 114 euros pelo “fim de semana”.

O lema da JMJ 2013 é ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top