Brasil: Bispos da Igreja Católica têm novo presidente

Lisboa, 10 mai 2011 (Ecclesia) – O arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, é o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), anuncia o site deste organismo.

O prelado de 74 anos, que já tinha sido secretário da CNBB em dois mandatos consecutivos (1995-1998 e 1999-2003), foi eleito no segundo escrutínio com 196 votos, à frente do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, que ficou em segundo lugar com 75 sufrágios.

As eleições prosseguem hoje com as votações para vice-presidente e secretário da Conferência, seguindo-se a escolha dos 12 presidentes das Comissões Pastorais e do delegado da CNBB junto do Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (CELAM).

Raymundo Damasceno Assis nasceu em 1937 na cidade de Capela Nova, estado de Minas Gerais, foi ordenado padre no ano de 1968 e estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (Itália).

O novo presidente lecionou no Seminário Maior e na Universidade de Brasília antes de receber a ordenação episcopal, em 1986, adotando então o lema ‘In Gaudium Domini’ (Na Alegria do Senhor).

O prelado, que foi bispo auxiliar de Brasília e presidente do CELAM, é membro do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, da Comissão Pontifícia para a América Latina e da Comissão para a Comunicação, Educação e Cultura da CNBB, entre outros cargos, tendo sido criado cardeal pelo Papa Bento XVI em 2010.

A arquidiocese de que Raymundo Assis é arcebispo desde 2004, situada no estado de São Paulo, tem o nome da padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja festa se celebra a 12 de outubro.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top