Encontro com a presença de uma delegação de Portugal assinalou início da preparação para a próxima jornada

Foto Agência ECCLESIA/PR, D. Carlos Lema e D. Américo Aguiar

São Paulo, 29 ago 2022 (Ecclesia) – O bispo auxiliar de São Paulo disse à Agência ECCLESIA que deseja participar na JMJ Lisboa 2023 com um “grupo grande” de jovens e começou a preparação com um encontro que contou com uma delegação do COL de Portugal.

“A arquidiocese é muito grande e não conseguimos ter um controlo completo de quantos jovens irão. Mas queremos juntar um grupo grande, representativo da Arquidiocese de São Paulo”, afirmou D. Carlos Lema.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo valorizou a realização do primeiro encontro de preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com a presença de elementos do Comité Organizador Local (COL), nomeadamente de D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

“É uma alegria e um privilégio contar com a sua presença na nossa Arquidiocese de São Paulo”, afirmou.

O encontro de jovens da Arquidiocese de São Paulo reuniu representantes das seis regiões episcopais e jovens que provêm de novas comunidades brasileiras, que mobilizam “um grande número de jovens” e estão “animados” para a trazer outros jovens para a jornada, indicou D. Carlos Lema.

Para D. Américo Aguiar, é necessário investir na comunicação sobre a JMJ em todas as latitudes, abandonando a convicção de que “todos sabem” que a próxima jornada vai decorrer em Portugal, entre os dias 1 e 6 de agosto.

“Quando chegamos a estas terras, constamos que as jornadas fazem parte da comunicação junto destes jovens, mas o pormenor e o convite tem de ser feito e insistido ao modo como o Papa Francisco nos pede”.

“Deixamos uma semente na certeza de que estes jovens aceitaram o desafio de serem embaixadores e fazerem o convite aos seus coetâneos, de modo a que nos possamos encontrar todos em Lisboa”, indicou em declarações à Agência ECCLESIA.

Após a Arquidiocese de São Paulo, a apresentação da JMJ Lisboa 2023 vai acontecer durante a realização da 59º Assembleia da CNBB (Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil) e em encontros com jovens em várias regiões do Brasil, nomeadamente Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belém e Fortaleza.

PR

Partilhar:
Share