Bragança: Santa Sé eleva Santuário de Outeiro a basílica menor

Decreto vai ser apresentado este sábado e distingue monumento nacional

Bragança, 10 jul 2014 (Ecclesia) – A Santa Sé decidiu elevar a basílica menor o Santuário de Santo Cristo de Outeiro, em Bragança, revelou hoje o secretariado diocesano das Comunicações Sociais em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O título é atribuído pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, num decreto que será lido este sábado pelas 14h30, numa Eucaristia presidida pelo bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, na nova basílica.

A igreja de Santo Cristo de Outeiro, monumento nacional desde 1927, é datada do final do séc. XVII, sendo concluída na 1ª metade do século XVIII.

Este edifício de planta cruciforme é composto por três naves, transepto, capela-mor, sacristia e casa de arrumações.

O interior da igreja reflete o “gosto medieval tardio nas abóbadas graníticas de nervuras cruzadas” e o “transepto apresenta cobertura em abóbada de berço”, lê-se no site da Direção Regional de Cultura do Norte.

A celebração solene da promulgação do título ocorrerá a 8 de novembro, durante as celebrações dos 500 anos do segundo foral de Outeiro, concedido pelo rei D. Manuel I, em 11 de novembro de 1514.

A data de 8 de novembro passará por isso a ser o dia do aniversário da basílica, um título concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações.

Há “basílicas maiores” e “basílicas menores”, de que são exemplo, em Portugal, a dos Mártires, em Lisboa, a Real, de Castro Verde, e as de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade de Fátima.

A palavra basílica, com origem nos termos gregos ‘basileus’ (rei) e ‘basilikos’ (real), era utilizada na Roma antiga para designar grandes edifícios de reunião.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top