Bragança, 28 jan 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda anunciou o falecimento do cónego António Augusto Rodrigues Amado, de 79 anos de idade.
A celebração das exéquias aconteceu esta segunda-feira, pelas 14h30, na igreja matriz de Pinelo, Unidade Pastoral Senhora da Visitação.
Natural da freguesia de Pinelo, no concelho de Vimioso, o falecido sacerdote fez os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário missionário de Tomar; ordenado presbítero em 28 de julho de 1968, por D. Manuel Ferreira da Silva, foi enviado para missão em Moçambique.
O padre António Augusto Rodrigues Amado regressou a Portugal em 1977, para a assistência espiritual do Seminário Maior de Valadares (Vila Nova de Gaia) dos Missionários da Boa Nova; em 1978 foi nomeado Pároco de Pinelo e Vale de Frades, tendo assumido, depois, a paroquialidade de Uva, Vimioso, Algoso, Campo de Víboras, Caçarelhos, Angueira e Vale de Pena, no concelho de Vimioso.
Diretor do Secretariado diocesano das Missões foi capelão hospitalar e Arcipreste de Vimioso; integrou o Colégio de Consultores e Conselho Presbiteral da Diocese transmontana.
Em 2016, no âmbito do 500.º aniversário do Foral Manuelino de Vimioso, foi homenageado pelo Município.
“Na Comunhão crente e orante unimo-nos à família do Cónego António Augusto Rodrigues Amado e a toda a Diocese de Bragança-Miranda”, conclui a nota enviada à Agência ECCLESIA.
OC