Vigário-geral cessante felicita novo arcebispo de Braga

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Bragança, 03 dez 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda publicou uma mensagem de agradecimento a D. José Cordeiro, que hoje foi nomeado como arcebispo de Braga, destacando as marcas de “renovação e conversão pastoral” deixadas pelo responsável.

“O dinâmico, próximo e profícuo ministério de D. José Cordeiro deixa inolvidáveis marcas de renovação e conversão pastoral nesta Igreja peregrinante, no território do nordeste transmontano. Por tudo ficamos, para sempre, reconhecidamente gratos”, escreve o vigário-geral cessante, monsenhor Adelino Fernando Paes, num texto enviado à Agência ECCLESIA.

O Papa nomeou o até agora bispo de Bragança-Miranda como novo arcebispo de Braga, sucedendo a D. Jorge Ortiga, que apresentou a sua renúncia após ter atingido o limite de idade imposto pelo Direito Canónico.

D. José Cordeiro tinha sido escolhido como bispo da diocese transmontana em 2011, pelo Papa Bento XVI, tendo a sua ordenação episcopal decorrido na Catedral de Bragança, a 2 de outubro desse ano.

“O presbitério, diáconos, consagrados e fiéis leigos de Bragança-Miranda felicitam D. José Cordeiro que acaba de ser nomeado pelo Papa Francisco, para a Arquidiocese de Braga, sede metropolita da Província Eclesiástica de que a Diocese de Bragança-Miranda é sufragânea”, refere monsenhor Adelino Fernando Paes.

“A surpreendente notícia foi por nós recebida com júbilo, ainda que deixando um sentimento de tristeza e orfandade, pois foi nosso pastor e mestre da fé durante os dez anos imediatos à sua ordenação para o ministério episcopal”, acrescenta a mensagem.

O vigário-geral cessante saúda a Arquidiocese de Braga pelo seu novo arcebispo.

“Estamos convictos de que D. José Cordeiro será bem acolhido, estimado e muito querido do Povo Bracarense, como foi pela diocese de que é oriundo”, pode ler-se.

D. José Cordeiro, que se mantém como administrador diocesano até à tomada de posse em Braga, enviou uma mensagem  à comunidade de Bragança-Miranda, confessando “um misto de gratidão e saudade”.

OC

Igreja/Portugal: D. José Cordeiro é o novo arcebispo de Braga

 

Partilhar:
Share