Bragança-Miranda: Bispo começa a implementar unidades pastorais pensadas para a diocese

Decreto de nomeações para o próximo ano pastoral sublinha colaboração entre padres e bispos

Bragança, 18 jul 2012 (Ecclesia) – O bispo de Bragança-Miranda publicou hoje o decreto de nomeação dos párocos para o ano pastoral 2012/2013, começando a constituir as unidades pastorais, em que um conjunto de paróquias vizinhas é confiado a uma equipa de padres.

No documento, enviado à Agência ECCLESIA, D. José Cordeiro adianta que algumas destas unidades vão “existir realmente já no próximo ano pastoral” e que “outras ficarão ainda no esquema tradicional de paróquia(s) confiadas a um pároco, até à sua possível implementação”.

O bispo de Bragança-Miranda decidiu em junho juntar as mais de 320 paróquias da diocese em 40 unidades pastorais e reduzir para quatro as regiões (arciprestados) que compõem o território.

D. José Cordeiro refere agora que “o bispo e o presbitério, discernindo os sinais dos tempos na pastoral diocesana, à luz do Evangelho, entendem que se torna urgente e necessário constituir ‘equipas pastorais’, presididas por um presbítero e integradas por alguns fiéis – diáconos, religiosos e leigos”.

Estas equipas são designadas pelo bispo para “trabalharem na construção do Reino de Deus e desenvolverem, de forma organizada, as atividades pastorais em várias paróquias reunidas numa unidade”.

“Os seus membros são corresponsáveis na ação pastoral e não somente ajudas para aliviar a carga do pároco, mesmo devido à escassez de presbíteros”, acrescenta D. José Cordeiro.

Os dados publicados no novo site da Diocese de Bragança-Miranda revelam que nas suas 326 paróquias foram celebrados 1516 Batismos, 531 Confirmações (Crismas), 968 primeiras comunhões e 330 Matrimónios em 2011.

Os Censos realizados nesse mesmo ano pelo Instituto Nacional de Estatística indicam que vivem 136 252 pessoas, nos 6599 km2 da diocese.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top