Bragança: D. José Cordeiro vai celebrar Missa de Natal dedicada às pessoas portadoras de deficiência

Iniciativa decorre esta tarde na igreja de Santa Maria em Macedo de Cavaleiros

Bragança, 19 dez 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai promover hoje, na igreja de Santa Maria, em Macedo de Cavaleiros, uma Eucaristia de Natal dedicada às pessoas com deficiência.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o responsável por este setor na região destaca uma Missa que vai ter como “protagonistas” as pessoas portadoras de deficiência e que pretende também alertar para a importância de as acompanhar, ajudar e integrar na comunidade.

“Queremos assinalar que também na Igreja a pessoa com deficiência tem um lugar muito especial, é a Igreja de todos, está aberta para todos e temos que pôr mais em prática aquilo que dizemos”, frisa Jorge Oliveira Novo.

A Eucaristia, marcada para as 14h30, está inserida no programa de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se tem prolongado ao longo deste mês.

“Eles vão ler, acolitar, vão cantar”, realça Jorge Oliveira Novo, que assumiu há cerca de dois anos assumiu o Serviço da Pastoral à Pessoa com Deficiência da Diocese de Bragança-Miranda.

“A pior deficiência é considerarmo-nos autossuficientes, é vermos quem tem deficiência com os olhos de quem se vê superior”, aponta aquele responsável, que considera a discriminação e exclusão das pessoas portadoras de deficiência como um dos grandes males da sociedade atual.

A Missa de Natal, pelas 14h30, vai ser presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro.

Ao longo deste ano, todas as comunidades e paróquias da diocese transmontana foram desafiadas a rezar pela pessoa portadora de deficiência, a partir de uma oração da autoria de D. José Cordeiro.

Uma atitude que é para “continuar”, sublinhou Jorge Oliveira Novo.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top