Braga: «Trabalho para todos como fundamento da dignidade humana» inspira plano de ação da Liga Operária Católica

Responsáveis estiveram reunidos para lançar novo ano pastoral

Braga, 21 out 2013 (Ecclesia) – Os responsáveis da Liga Operária Católica (LOC/MTC) na Diocese de Braga vão dedicar o novo ano pastoral à situação dos trabalhadores mais pobres, com atenção à atual conjuntura económica e social do país

A posição foi assumida após a assembleia diocesana do movimento, que este sábado aprovou os objetivos centrais do plano de ação para o próximo ano pastoral, entre os quais se inclui a necessidade de “aprofundar a realidade de vida dos trabalhadores, com especial atenção aos mais pobres, denunciando profeticamente o que os escraviza e lhes tira a dignidade”.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, marcou presença no início da Assembleia e apelou aos presentes para que “animados pela esperança que vem da fé em Jesus Cristo” todos se empenhem na construção de “uns novos céus e uma nova terra”.

Nas conclusões enviadas em comunicado à Agência ECCLESIA, a LOC/MTC reitera a importância de não aceitar que a esperança dos trabalhadores precários e dos desempregados seja roubada “através do fatalismo ou da inevitabilidade destas leis económicas, que se sobrepõem à dignidade do homem”.

O aumento das desigualdades sociais e a concentração da riqueza e do poder fazendo aumentar a pobreza e a exclusão social são outras das preocupações da organização católica.

“Em cada homem e mulher marcado pela injustiça e pela indignidade está o Espírito de Deus que liberta do medo, levanta do chão os desanimados e ajuda a viver a plenitude da vida”, pode ler-se no documento conclusivo da assembleia diocesana.

Para reverter tal situação é essencial que se assumam “a dor do outro como” e “o sentido de serviço e responsabilidade que deve permanecer constante”, afirmou o padre Sérgio Torres, o secretário diocesano da Pastoral de Braga. 

Na assembleia, que decorreu no Centro Cultural e Pastoral Diocesano de Braga, foram também apreciados e aprovados o relatório de atividades 2012/2013, as contas do exercício e o orçamento para 2013/2014 e o calendário de atividades para o próximo ano.

Os militantes da LOC/MTC elegerem Albertina Oliveira Gomes e António Montes como coordenadora e vice-coordenador diocesanos para um mandato de dois anos.

MD/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top