Obra assinada pelo cónego José Paulo Abreu e Varico Pereira

Braga, 03 ago 2021 (Ecclesia) – O cónego José Paulo Abreu e Varico Pereira assinam o “Roteiro Turístico Religioso – Centro Urbano e Coroa de Braga”, que convida à descoberta da “alma católica” da cidade através das suas igrejas e santuários.

“Nós acreditamos no nosso património”, disse à Agência ECCLESIA o cónego José Paulo Abreu, presidente do Instituto de História e Arte Cristã, da Arquidiocese de Braga.

A comunidade católica local tem procurado valorizar este património, da inventariação à sensibilização na sua conservação e requalificação.

“A nossa lógica é de que os monumentos são púlpito, são anúncio, são Evangelho. A nossa arte é a Bíblia que está ali escrita”, aponta o sacerdote.

Varico Pereira, diretor da Pastoral do Turismo na Arquidiocese de Braga, convida a “conhecer e descobrir” locais que nem sempre são conhecidos, como o Museu Pio XII ou a Capela Árvore da Vida, dentro do Seminário Conciliar São Pedro e São Paulo, a igreja de Santa Cruz, do século XVII, ou a capela privada mais antiga de Braga, dos Coimbras.

No total, são 24 igrejas e cinco museus para visitar no centro da cidade, a que se somam três santuários, na coroa de Braga, numa proposta para várias visitas.

“Queremos colocar tudo isto nas mãos das pessoas, com informação sucinta”, destaca Varico Pereira.

A obra dedica particular atenção aos grandes santuários, do Bom Jesus ao Sameiro, espaços multifacetados, de ligação à natureza, à arte e à espiritualidade católica.

No roteiro, apresentado hoje no Programa ECCLESIA (RTP2), é possível encontrar uma breve descrição da história das Igrejas, bem como um mapa com a sua localização, horários dos serviços religiosos e respetivos sites.

PR/OC

Partilhar:
Share