Braga: «Para nós a unidade não pode ser uma mera palavra», diz arcebispo, na Missa Crismal

D. Jorge Ortiga apela à proximidade do clero, entre si e com as comunidades

Foto: Arquidiocese de Braga (imagem de arquivo)

Braga, 19 Jun 2020 (ECCLESIA) – O arcebispo de Braga disse hoje, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que o distanciamento social provocado pela pandemia deve ser aproveitado pelos padres para se aproximarem mais como “verdadeira unidade presbiteral”.

“Este dia diferente, que vivemos numa atitude de isolamento e que nos obriga a um distanciamento, deve ser aproveitado para nos aproximarmos muito mais uns dos outros como verdadeira unidade presbiteral. Como nunca se falou de que somos um corpo e de que nos salvamos ou condenamos todos juntos”, realçou D. Jorge Ortiga na Missa Crismal a que presidiu na Catedral da arquidiocese minhota.

“Para nós a unidade não pode ser uma mera palavra”, assinalou o responsável católico.

Devido às restrições de higiene e segurança respeitantes à situação epidemiológica, a celebração contou apenas com a presença do cabido, arciprestes, vice-arciprestes e sacerdotes que celebram as bodas de ouro e de prata da sua ordenação.

O arcebispo de Braga falou da “humanidade de Cristo com um coração de carne que sofre por todos os males da Humanidade” e diz que o sacerdote também “se aventura neste sentido, procurando estar próximo”.

A vida dos sacerdotes deve ter sempre o objetivo de “gastar-se para ser luz do amor de Deus em tudo o que tece a vida humana”, sublinhou D. Jorge Ortiga, num dia em que a Igreja Católica reza pela santificação do clero.

Foto: Arquidiocese de Braga (imagem de arquivo)

Segundo o responsável, o sentido da vida do sacerdote está naquilo que a Igreja “disse como programa para ela”: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e de todos os que sofre, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo, e nada existe de verdadeiramente humano que não encontre eco no seu coração”.

A Missa Crismal, que habitualmente tem lugar na Quinta-Feira Santa, teve lugar hoje na Catedral, festa do Sagrado Coração de Jesus, que é também o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

LFS/OC

https://www.facebook.com/diariodominho.pt/videos/305051803838952/

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top