Um desfile «profissional e de glamour» com pessoas assistidas e colaboradores da instituição
Braga, 15 out 2024 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras em Braga dinamizaram um Desfile de Moda Inclusivo, no âmbito da sua II Semana da Saúde Mental, intitulada ‘Saúde Mental? NaturalMente!’, este domingo, dia 13 de outubro, na Casa de Saúde do Bom Jesus.
“As Irmãs Hospitaleiras pretendiam criar o ambiente perfeito para que pessoas com patologia do foro mental tivessem a oportunidade de brilhar numa área onde habitualmente as portas são fechadas. No desfile participaram pessoas assistidas e colaboradores, sem qualquer distinção entre ambos”, explicam num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
As Irmãs Hospitaleiras em Braga promovem a 2.ª Semana da Saúde Mental, com o tema ‘Saúde Mental? NaturalMente!’, o ‘Desfile de Moda Inclusivo’, com “mais de 200 pessoas” a assistir, foi a última iniciativa do programa realizado entre 5 e 13 de outubro.
“Foi possível conceber um desfile profissional e de glamour, desde os penteados à maquilhagem passando pelo elegante vestuário e toda a decoração, um verdadeiro ambiente de beleza e festa”, acrescentam sobre o evento dinamizado com a colaboração de vários parceiros, empresas de roupas, de cabeleireiro e estética, ótica, lojas do comércio local.
Num comunicado de divulgação da II Semana da Saúde Mental, as Irmãs Hospitaleiras da Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga, explicavam que queriam “dar ênfase à importância do cuidado da saúde mental, assim como destigmatizar a doença mental e os portadores da mesma, através de várias atividades e eventos”.
Ao longo de uma semana, de 5 a 13 de outubro, realizaram várias iniciativas, para as “pessoas assistidas e colaboradores”, e que envolveram “a comunidade nesta causa tão grande”, como uma caminhada adaptada, a II Caminhada pela Saúde Mental, uma tertúlia do Projeto NoStress e do GIS, uma exposição de fotografia, receberam a visita dos deputados da Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral de Braga.
A Congregação das Irmãs Hospitaleiras, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com Fins de Saúde – “cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos”, está em Portugal há mais de 130 anos e desenvolve a sua intervenção em 12 unidades de saúde, em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
As Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foram fundadas a 31 de maio de 1881, em Ciempozuelos – Espanha.
CB