Braga: Fé e obras determinam programação pastoral

A «A alegria do Evangelho» inspira ano pastoral de 2014-2015

Braga, 31 jul 2014 (Ecclesia) – A arquidiocese de Braga desafia dos cristãos a viverem “corajosamente a alegria do Evangelho” no ano pastoral de 2014-2015, através da fé e das obras.

A frase bíblica que inspira o novo ano pastoral – “A fé se ela não tiver obras, está completamente morta” (Carta de São Tiago 2, 17) –  pretende recordar que “fé e obras são a mesma e única vida da Igreja, a vida cristã”, afirma o documento onde se divulga a programação pastoral para 2014-2015.

Nesse sentido aos fiéis da arquidiocese minhota são colocadas duas perguntas: “Como pode um cristão dizer que tem fé, se esta não se manifesta nos seus atos? Que sentido teria uma fé assim?”, lê-se na página da internet da Arquidiocese de Braga.

O objetivo é que se “reaprenda a gramática elementar da caridade” que tem o seu “fio condutor” na prática das obras de misericórdia, acrescenta o documento.

“Uma unidade profunda entre a fé e a caridade” é o “fruto esperado” para próximo ano pastoral.

A Arquidiocese de Braga revela também os quatro ambientes onde se deve viver a fé: “A família; a cultura; a economia e a política”.

Segundo o programa pastoral para o ano de 2014-2015, a dinâmica eclesial atual “exige” a leitura atenta da Exortação Apostólica do Papa Francisco – Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual.

As comemorações em destaque para o novo ano são o V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, de 15 de outubro de 2014 a 15 de outubro de 2015; o 400º Aniversário do Santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro em 2015 e o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa para 2015.

A arquidiocese também vai receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, entre o dia 31 de maio e 13 de julho de 2015, que vai passar por todos os arciprestados, começando em Braga e terminando em Esposende.

“A fé professada e celebrada continua em fé vivida, isto é, a fé transforma-se em vida e transforma a nossa vida”, explica o programa pastoral para o ano 2014-2015, que se insere num Plano Pastoral que começou em 2012 e termina em 2017, que se propõe “redescobrir a identidade cristã”.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top