Braga: D. Jorge Ortiga desafia cristãos a fazer exame diário de consciência

Arcebispo de Braga proferiu catequese quaresmal sobre o sacramento da Reconciliação

Braga, 27 mar 2014 (Ecclesia) – O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga desafiou os cristãos, durante uma conferência quaresmal, a prepararem-se devidamente para o sacramento da Reconciliação, fazendo diariamente um exame de autoconsciência.

“Neste tempo de relativismo e ao mesmo tempo de perda da consciência do pecado, é urgente que nós, os cristãos, saibamos que é imperioso entrar dentro de nós mesmos, sabendo que há muito medo de o fazer, que há falta de tempo para interiorizar e há uma pressão do exterior”, afirmou D. Jorge Ortiga esta terça-feira durante a conferência quaresmal que proferiu na Basílica dos Congregados em Braga.

“Este gesto de redenção pode e deve produzir efeitos essenciais” para a pessoa e também para a sociedade porque “este sacramento leva-nos a reconstruir uma amizade perfeita com Deus, fazendo com que a paz e a tranquilidade possa voltar, e muitas vezes há até uma certa consolação interior inspiradora de muitas ações na vida”, explicou D. Jorge Ortiga.

Já a confissão leva a uma “reconciliação com a própria Igreja, uma vez que o pecado não tem apenas uma dimensão pessoal, mas tem também uma dimensão comunitária, uma vez que ele abala ou é capaz até mesmo de romper a comunhão fraterna desta comunidade”, acrescentou.

O arcebispo de Braga desafiou assim os cristãos “a encontrarem tempo e pararem um momento para entrar na sua própria consciência” de forma a fazer primeiro “uma reconciliação consigo, e depois uma reconciliação com os outros, de maneira a recuperarem a serenidade e a coragem para poderem ver o mundo novo”.

“Num mundo dividido, se surgirem pessoas verdadeiramente reconciliadas consigo, esta concórdia, esta harmonia acontece”, sublinhou.

“O exame de consciência deveria ser feito não apenas no momento da reconciliação, mas devia ser feito quotidianamente, por ventura à noite, para ver o que é que esteve bem e o que é que esteve mal, para que no dia seguinte as tais atitudes e opções possam efetivamente ser diferentes”, sugeriu D. Jorge Ortiga.

“Neste tempo de dificuldades, em que muitas pessoas andam com semblante carregado, deprimidas, algumas quase sem razão para viver, e em que as pressões acontecem com muita frequência”, Deus é piedade e compaixão, é capaz de compreender e de compadecer, sofrer connosco”, refere o prelado, citado pelo portal da Arquidiocese de Braga.

A próxima conferência quaresmal é sobre o sacramento da Confirmação e vai ter lugar na igreja de S. Lázaro, às 21h00, estando marcada a quarta e última conferência sobre a Eucaristia para dia 9 de abril na igreja de S. Vicente.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top