Braga: Basílica do Bom Jesus vai reabrir este sábado

Confraria do Santuário do Bom Jesus do Monte começa transmissão das missas online dia 10

Foto Confraria do Santuário do Bom Jesus do Monte

Braga, 08 mai 2020 (Ecclesia) – A Confraria do Santuário do Bom Jesus do Monte informa que vai abrir várias zonas deste espaço na Arquidiocese de Braga, como a basílica que reabre com um novo horário, este sábado, 9 de maio.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a confraria explica que a basílica do Sameiro vai abrir de segunda a sexta-feira das 14h00 às 16h45 e aos sábados e domingos durante dois períodos, de manhã das 09h00 às 12h30 e durante a tarde entre as 14h00 às 16h45.

A partir deste sábado, dia 9 de maio, a entrada no templo é feita pela porta lateral esquerda – do lado da Capela do Bom Jesus -, onde vão ter um dispensador de gel desinfetante, e a saída pela porta lateral direita – junto à sacristia – e no interior foi estabelecido um “percurso sinalizado para que não haja cruzamento de pessoas”, sendo obrigatório manter uma distância mínima de 2 metros e “exigido o uso de máscara no interior da Basílica”.

A Confraria do Santuário do Bom Jesus do Monte informa que os escadórios e a mata também estão “abertos à circulação” respeitando as devidas orientações de distanciamento entre as pessoas por causa da pandemia do coronavírus Covid-19.

A partir deste domingo, 10 de Maio, a confraria vai começar a transmitir a Missa em direto nas suas redes sociais, todos os dias, às 17h00.

Segundo o comunicado, o elevador, o parque infantil e a casa das estampas vão continuar encerrados, até ao próximo dia 18, quando vai ser reavaliada a situação pandémica em Portugal.

A Confraria do Santuário do Bom Jesus do Monte assinala que para esta reabertura segue as orientações das entidades competentes e da Direcção-Geral da Saúde e faz “um apelo” aos visitantes para que “cumpram todas as orientações de segurança” da DGS, “para que todos possam usufruir de um espaço único”.

No dia 7 de julho de 2019, o Bom Jesus do Monte e o Palácio Nacional de Mafra foram inscritos na Lista de Património Mundial da UNESCO; A candidatura do santuário da Arquidiocese de Braga foi apresentada em janeiro de 2014.

O conjunto arquitetónico do Bom Jesus do Monte é considerado um ‘ex-líbris’ da cidade de Braga; em 1373 já existia uma ermida dedicada à Santa Cruz.

O atual templo que remata o escadório, com as Capelas e Passos da Paixão, foi concluído em setembro em 1811, substituindo um antigo templo barroco que vinha do tempo de D. Rodrigo de Moura Teles (1704-1728).

CB

Partilhar:
Scroll to Top