Braga: Arquidiocese desafia fiéis a uma vida centrada na Palavra de Deus

Ano Pastoral 2010/2011 completa triénio dedicado à Bíblia

A arquidiocese de Braga revelou, neste mês de Julho, os objectivos que traçou para o seu novo ano pastoral, dedicado ao tema “Vivemos a Palavra”.

De acordo com um documento publicado no site oficial daquele organismo, “a Palavra de Deus, como alma da vida da Igreja, tem vindo a ser redescoberta pela comunidade dos fiéis. Importa, por isso, dar ainda um maior alento à proposta da Palavra de Deus como alimento da vida cristã”.

Para tal, são três as acções que definem o programa pastoral da Arquidiocese bracarense até 2011: conhecer, celebrar e viver a palavra.

O programa realça, entre outros pontos, a importância de estudar e conhecer bem a Bíblia; fala da Palavra de Deus como o principal instrumento a utilizar na oração e na acção catequética; desafia os fiéis a anunciar o Evangelho àqueles que não conhecem a Deus; e chama a atenção dos sacerdotes, para o cuidado na preparação de uma boa homilia.

Os desafios agora lançados, para este ano, são o culminar de um processo que começou em 2008, no lançamento do triénio pastoral.

Na altura, o grande tema era “Tomar conta da Palavra que toma conta de nós”, e foi dividido em três etapas: “Encontrados pela Palavra”, para 2008-09; “Acolhemos a Palavra”; 2009-2010 e agora este “Vivemos a Palavra”.

Um percurso que seguiu também a interpelação deixada pela XII Assembleia-geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, reunida em Roma naquele mesmo ano de 2008. Na mensagem ao Povo de Deus, ficava logo expressa a importância da palavra de Deus, através da citação “Esta Palavra está muito próxima de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30, 14).

Os padres sinodais interpelavam ainda os fiéis a “fazer silêncio para escutar com eficácia a Palavra do Senhor” e a “manter o silêncio após a escuta, para que ela continue a habitar, a viver em nós e a falar-nos”.

O programa completo do ano pastoral da Arquidiocese de Braga pode ser consultado no site http://www.diocese-braga.pt

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top