Braga, 15 jan 2014 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga destacou, na sua página de internet, a revista “Mensageiro Eucarístico” que assinala este mês os 100 anos da publicação do seu primeiro número, em 1914.
Numa nota do seu gabinete de comunicação, a Igreja Católica minhota recorda que “o Mensageiro foi a única revista publicada em Portugal durante mais de 50 anos” e o seu nascimento “aconteceu numa época verdadeiramente tortuosa para o país” e para a Igreja Católica.
O projeto teve como grande impulsionador o padre Abílio Gomes Correia, depois de proclamada a República Portuguesa, em 1910, e a Lei da Separação entre o Estado Português e a Igreja, uno ano seguinte.
Numa conjuntura em que o catolicismo sofria grandes restrições, o sacerdote apostou na divulgação da tradição religiosa portuguesa, nomeadamente na “antiga tradição da Adoração do Santíssimo Sacramento” e também da devoção ao “Coração Eucarístico de Jesus”.
Atualmente com processo de beatificação a decorrer no Vaticano, o padre Abílio Correia foi “autor, redator e administrador da revista”.
“Em poucos anos”, recorda a Arquidiocese de Braga, a publicação “atingiu mais de 3 mil assinantes de todo o mundo, sendo recomendada por todos os bispos portugueses”.
AB/JCP