Braga: Ajuda psicológica a população fragilizada

Semana da Saúde promovida pela Igreja Católica termina com balanço «muito positivo»

Braga, 11 fev 2012 (Ecclesia) – O Departamento da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Braga pretende realizar até julho encontros formativos com uma importante componente psicológica para profissionais e voluntários que trabalhem com população fragilizada.

Estão a ser planeadas sessões sobre a “relação pastoral de ajuda para os diferentes grupos de pessoas mais frágeis, como doentes, idosos, vítimas de violência doméstica e toxicodependentes”, revelou hoje Carla Santos, membro do Departamento, em declarações à Agência ECCLESIA.

O setor da saúde da arquidiocese minhota está também em conversações com a Escala Braga, empresa do grupo Mello responsável pela gestão clínica do Hospital de Braga, para promover ações de sensibilização, como prevenção e minimização de infeções, dirigidas a idosos e doentes residentes em paróquias e centros de dia.

Carla Santos congratulou-se com a Semana Arquidiocesana da Saúde, que decorreu em Balasar desde terça-feira, tendo falado de um balanço “muito positivo” que “surpreendeu as expectativas”, com a presença de uma média de 200 pessoas nas três iniciativas realizadas até esta manhã.

A responsável destacou a “muita curiosidade” suscitada pela iniciativa que termina hoje, data em que a Igreja Católica assinala o Dia Mundial do Doente, uma vez que a “Pastoral da Saúde ainda não tem grande visibilidade a nível da arquidiocese”.

O programa centrado no tema da escuta e do défice de audição, que orienta as atividades deste ano pastoral, incluiu a projeção de um filme e as conferências, ‘Dar a Dor’ e ‘Escuta Ativa’, proferidas pelo presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, João Duque.

Esta tarde está previsto um rastreio auditivo à população, assegurado pelo Grupo Trofa Saúde, e pelas 16h00 celebra-se missa presidida pelo arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, com a participação de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

A Semana da Saúde, que conta com a colaboração do Departamento de Ensino Especial de Surdos, do Agrupamento de Escolas de Lamaçães, termina com o concerto ‘Aprender a Escutar’, interpretado pela Escola de Música da Póvoa de Varzim.

RJM/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top