Equipas arciprestais desafiadas «a colocar a Pastoral Vocacional no coração das comunidades»

Foto Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga

Braga, 26 out 2018 (Ecclesia) – O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga promoveu um encontro onde o orador comparou este serviço e ação com o processo de transformação do milho em pipocas, uma ideia que demonstrou na reunião com as todas equipas arciprestais.

“A força transformadora que não vemos do calor do Espírito Santo nos permita saborear a doçura da alegria da vocação”, disse Sérgio Pinto, enquanto transformou o milho em pipocas e estabeleceu um paralelismo com a Pastoral Vocacional.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Departamento da Pastoral Vocacional informa que o mestre em Teologia Bíblica, pela Universidade Gregoriana de Roma, explicou que é preciso “estar atento e não deixar ninguém para trás” mas “respeitando os ritmos de cada um, sem apressar”.

“As equipas de Pastoral Vocacional não podem ser a segunda divisão da nossa ação pastoral. Esta é a dimensão que irá alimentar todos os outros ramos, ajudando cada um a perceber, em primeiro lugar, de onde veio, quem é e qual a sua missão”, explicou o orador no Centro Pastoral em Braga.

Sérgio Pinto realçou que o tema vocacional “não pode ser periférico”, por isso, esta pastoral “tem de ser o coração da missão de todos” – sacerdotes, catequistas, coralistas, acólitos, entre outros – “para ajudar cada um a perceber quem é”.

“É necessário delinear estratégias para a trazermos para o centro das dioceses e das comunidades”, acrescentou na primeira parte do encontro de Equipas Arciprestais Pastoral Vocacional de Braga.

O coordenador do departamento arquidiocesano presidiu à reunião e frisou que a vocação “é uma dimensão fundamental da vida”.

“Alicerçando-a, terá valido a pena bombear-nos este coração para que possamos prosseguir abertos a tudo o que é melhor para o povo de Deus”, referiu o padre Mário Martins.

No encontro, no dia 20 de outubro, também foram apresentadas todas as atividades e iniciativas que o Departamento Arquidiocesano de Pastoral para as Vocações tem promovido e para as quais tem sido convidado.

Ao longo do atual ano pastoral 2018/2019, o referido departamento, também vai dinamizar momentos de ‘Oração pela Vida e Vocações’, todos os meses até junho de 2019.

CB/PR

 

Portugal: Semana dos Seminários realça vocação ao sacerdócio que nasce «na família e na comunidade cristã»

Partilhar:
Share