Bispos da Europa assinalam 20 anos da queda do muro de Berlim

Encontro dos presidentes das Conferências Episcopais europeias reflecte sobre relações Igreja-Estado

Os presidentes das Conferências Episcopais europeias vão reunir-se em Paris, de 1 a 4 de Outubro, para debater o tema “Igreja e Estado, 20 anos depois da queda do muro de Berlim”.

Em cima da mesa estarão os diversos modelos e soluções jurídicas adoptados por cada Estado para enquadrar a acção da Igreja Católica na sua sociedade e regulamentar as relações bilaterais. Particular atenção será dada à acção no âmbito social e educativo.

Neste encontro serão apresentados os resultados de um inquérito lançado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) precisamente sobre o enquadramento jurídico da Igreja nos Estados europeus.

Os participantes receberão também informações sobre o II Fórum católico-ortodoxo que irá decorrer na Grécia, de 23 a 27 de Novembro, bem como sobre o relatório “Igreja e media”  e o tema da ideologia de género no panorama legislativo europeu, entre outros.

Além dos 33 presidentes de organismos episcopais que fazem parte do CCEE, tomarão parte nos trabalhos, em representação da Santa Sé, o Cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos; o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário do Vaticano para as relações com os Estados; D. André Dupuy, Núncio Apostólico na UE, e D. Aldo Giordano, observador permanente no Conselho da Europa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top