Bispo junto dos mais desfavorecidos

D. Manuel Linda, novo auxiliar de Braga, foi ordenado em Vila Real

O episcopado português conta, desde ontem (20 de Setembro) com um novo bispo. D. Manuel Linda foi ordenado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, mas irá exercer o seu ministério como bispo auxiliar de Braga.

Neste dia “de felicidade, mas com algum nervosismo”, D. Manuel Linda disse ao ECCLESIA que a diocese de Braga pode esperar “pelo menos boas intenções” e que procurará exercer as suas funções “com simpatia e optimismo, especialmente, junto das principais dificuldades sociais. O novo bispo auxiliar de Braga já participou em “muitos trabalhos preparatórios do novo ano pastoral”.

Mais do que esperar, D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, sublinha ao ECCLESIA que confia no “colaborador para que a partir da unidade e comunhão entre nós sejamos capazes de executar uma pastoral diocesana para responder aos grandes desafios, particularmente na área da evangelização”.

Nos tempos que correm, evangelizar “é complicado”. A diocese de Braga centrou o seu programa pastoral na Palavra e “tenho uma confiança absoluta em D. Manuel Linda” que “irá coordenar a área ligada aos sacerdotes, seminários e vocações”. E acrescenta: “a sua inteligência e experiência” são uma garantia para a diocese de Braga.

Em pleno ano sacerdotal, D. Jorge Ortiga afirma que os prelados desta diocese irão “contactar com todos os sacerdotes” para estabelecer “comunhão com todos”.

D. Manuel Linda escolheu como lema “Sede alegres na esperança”. O prelado chega a Braga no próximo dia 28, para ser empossado nas novas funções ” entre as quais a de Vigário Geral da Arquidiocese “, mas só deverá fazer a sua primeira apresentação pública a 4 de Outubro, na Sé Catedral, na abertura do ano pastoral de 2009-2010.

O Bispo ordenante foi D. Joaquim Gonçalves, Bispo de Vila Real, sendo co-ordenantes D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, e D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal.

D. Joaquim Gonçalves afirmou que o novo Bispo tem que ter um “grande espírito de fortaleza, fortaleza perante a indiferença ou apatia das coisas religiosas”. Na homilia, o Bispo de Vila Real afirmou que o ministério episcopal “é hoje especialmente difícil por causa das resistências do mundo e de alguma desorientação dos fiéis, causadas pelo naturalismo e pela cultura exagerada do bem-estar e da opinião pessoal”.

D. Manuel Linda foi nomeado por Bento XVI no passado dia 27 de Junho como Auxiliar da diocese de Braga, com o título de Case Mediane. Era até então reitor do Seminário de Vila Real, Vigário Episcopal para a Cultura e Coordenador da Pastoral da diocese de Vila Real.

Na homilia, o ordenante congratulou-se com os quatro bispos saídos do presbitério de Vila Real nestes 21 anos: bispo de Setúbal, Leiria-Fátima e o actual coadjutor da diocese. “É preciso semear o trigo para que ele possa produzir” – frisou D. Joaquim Gonçalves. E adianta: “ser ordenado bispo é ser associado ao trabalho heróico dos apóstolos”.

Nasceu a 15 de Abril de 1956, em Resende, e frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego) da Diocese de Lamego, bem como o Instituto de Ciências Humanas e Teológicas (Porto), já como aluno da Diocese de Vila Real.

Aquando da sua nomeação, na carta enviada a D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, e à diocese para onde irá exercer o seu múnus episcopal, D. Manuel Linda agradece a confiança depositada nele e “espero não defraudar”. Em declarações à Agência ECCLESIA assume-se como homem de estudo e de presença na sociedade.

Numa carta enviada aos bispos de Vila Real – D. Joaquim Gonçalves e D. Amândio Tomás – reconhece que tem “dois amores especialíssimos: um, é a Universidade Católica; o outro, o Seminário de Vila Real”.

O Arcebispo de Braga também escreveu uma carta, a respeito da nomeação, afirmando que “a vinda dum novo Bispo Auxiliar surge, deste modo, como uma graça que devemos aproveitar, assegurando-lhe, desde já, uma plena comunhão episcopal”.

“O caminho comum a percorrer tornará a Arquidiocese, nos cristãos e nas comunidades, mais evangélica e missionária”, concluiu D. Jorge Ortiga.

Biografia

D. Manuel Linda nasceu a 15/04/1956 na Freguesia de Paus, Concelho de Resende, Distrito de Viseu, Diocese de Lamego. Recebeu a Ordenação Presbiteral a 10/ 06/1981. Funções sacerdotais – Desempenhou diversas tarefas pastorais: Pároco, Assistente Diocesano da Acção Católica, Capelão Militar, Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico Diocesano, etc. Foi também membro da equipa diocesana responsável pela Pastoral Juvenil e pelo Movimento dos Convívios Fraternos.

Era Reitor do Seminário, Vigário Episcopal para a Cultura, Coordenador da Pastoral, Director da Casa Diocesana/Centro Católico de Cultura, Capelão da Escola de Donas de Casa (Santa Casa da Misericórdia de Vila Real) e Assistente Eclesiástico da ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores).

Qualificações académicas

Curso Superior de Teologia, do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, em 1980; – Licenciatura em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da UCP, em 1987; – Licenciatura em Teologia, pela Faculdade de Teologia (Porto) da UCP, em 1988; – Licenciatura Canónica em Teologia – Especialidade de Teologia Moral (II Ciclo de Estudos Eclesiásticos), pela Accademia Alfonsiana, Instituto Superior de Teologia Moral da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma), em 1991; – Doutoramento em Teologia – Especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontificia Comillas (Madrid), em 26/ 06/1998, com uma tese intitulada “Andragogia política em D. António Ferreira Gomes”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top