Bispo de Viana apresentou o catecismo do quarto ano

Catequista que leva a sério a sua missão está em catequese toda a semana, sublinhou D. Anacleto de Oliveira na celebração de encerramento da Assembleia Diocesana que juntou em Paredes de Coura mais de 400 Catequistas de todos os arciprestados.

Nesta celebração, seis catequista que concluíram o Curso Geral de Catequese fizeram o seu compromisso de serviço e receberam das mãos do Bispo os respectivos diplomas.

Diante de uma presença tão numerosa, D. Anacleto centrou a sua reflexão na gratidão, sublinhando que o fazia porque os catequistas não «estão à espera» e se algum está significa que «tem um longo caminho a percorrer» porque a «beleza» deste serviço está na gratuidade e ver os outros «felizes» é a recompensa. Contudo, não significa que eu não deva agradecer, antes pelo contrário porque a gratidão é expressão de comunhão.

Mais do que pela presença, a gratidão do Bispo Diocesano centra-se nos trabalhos pastorais que cada catequista cumpre ao longo de todo o ano, o tempo usado, as energias despendidas e mesmo os bens gastos nesta missão. Esta gratidão tem em conta as dificuldades que é necessário ultrapassar – catequisandos «duritos», às vezes a falta de apoio dos pais e, uma vez ou outra, a falta de apoio da própria comunidade.

Apesar de tudo isso, «sei que vos sentis felizes» porque vos abristes e vos destes aos outros.

Viver a vida é isso, continuou, uma luta permanente contra nós próprios, os nossos egoísmos e contra tudo aquilo que nos tenta a fecharmo-nos sobre nós próprios.

A vida «vivida como doação» torna-se fecunda e o catequista, neste particular, «é feliz porque sabe que a mensagem que encarna se torna vida naqueles catequisandos».

Esta jornada de catequese, no arciprestado de Paredes de Coura, foi dedicada a uma reflexão sobre a realidade da adolescência e a sua formação da fé e na fé numa época de transformações onde o que sociedade transmite já não é a fé, mas a liberdade religiosa do cidadão.

O padre Manuel Queirós, interveio para falar da “Catequese dos Adolescentes” e a forma de “apresentar o Evangelho aos Adolescentes”. Posteriormente, Cristina Sá Carvalho, do Secretariado Nacional do Ensino Religioso, apresentou uma reflexão com sobre “A Experiência Religiosa dos Adolescentes”.

D. Anacleto Oliveira apresentou o catecismo para o quarto ano enfatizando que é vai ser trabalhoso mas que se esperam bons frutos da caminhada proposta.

Esta jornada desenvolvida, essencialmente, no Centro Cultural, contou com a participação de jovens do arciprestado que ofereceram um espectáculo de mensagem com base em canções rock-pop cristão.

 

Paulo Gomes

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top