Bispo de Santarém apela à «responsabilidade pela missão»

Novo sacerdote ordenado por D. Manuel Pelino na Catedral local

O Bispo de Santarém presidiu este Domingo à ordenação de um novo padre, deixando votos de que esta celebração ajude a avivar a “responsabilidade pela missão”, convidando os fiéis a “ser missionários”.

D. Manuel Pelino considera que a consagração de um sacerdote “vem sacudir o nosso individualismo, convida-nos a vencer os respeitos humanos e a privatização da fé e a participar activamente na missão da Igreja”.

Na homilia da Missa de ordenação do Pe. Ricardo Pinto, na Catedral de Santarém, o prelado pediu para este “a força do Espírito Santo para que colabore eficazmente no crescimento do Reino de Deus e na destruição das forças do mal”.

Para D. Manuel Pelino, “o Reino de Deus é como um tesouro escondido de valor incalculável” e “quem descobre este verdadeiro tesouro sacrifica tudo para o adquirir”.

“Para que o Reino de Deus se manifeste na sua força divina, o missionário deve dar-lhe na sua vida toda a prioridade, considerar tudo o resto como secundário: as provisões, o dinheiro, os luxos, o agrado das pessoas, as comodidades e seguranças do mundo”, apontou.

Neste contexto, o Bispo de Santarém declarou que “a liberdade do missionário mostra-se sobretudo no desprendimento do seu sucesso pessoal, na renúncia a si mesmo. Se quiser ganhar a sua vida perdê-la-á. Se entregar a sua vida ao serviço do reino encontrá-la-á”.

Citando uma passagem do Evangelho sobre o envio dos discípulos de Jesus, D. Manuel Pelino afirmou que “a realidade que anunciavam, o Reino de Deus, tinha mais força que os poderes adversos do mal”.

“Por isso, os discípulos voltaram cheios de alegria notando que até os demónios lhes obedeciam”, acrescentou.

Para o Bispo de Santarém, “o Reino de Deus é como uma semente pequenina mas contém uma força admirável: a promessa de um mundo novo onde domina o amor, a justiça, a liberdade e a fraternidade”.

Em conclusão, D. Manuel Pelino indicou que “como o grão de trigo quando morre dá muito fruto, também a entrega do servidor do evangelho enriquece os outros, a Igreja e o mundo, não só com frutos espirituais mas também sociais.

O Padre Ricardo Pinto celebrará Missa nova no Adro da Igreja Paroquial da Sagrada Família do Entroncamento no próximo sábado, dia 10 de Julho, às 18h30.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top