Bispo de Fátima manifesta «júbilo transbordante» pela visita do Papa

Visita de Bento XVI começa a ser preparada nas próximas semanas

Foi com “júbilo transbordante” que D. António Marto, bispo de Leiria–Fátima, confirmou a notícia da visita de Bento XVI a Portugal, para presidir à Peregrinação Internacional Aniversária, em Maio de 2010. Esta é uma “visita desejada de ambas as partes”, dá conta o bispo de Leiria–Fátima durante uma conferência de imprensa, no Santuário.

D. António Marto, juntamente com D. Jorge Ortiga, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, fez o primeiro convite a Bento XVI, em 2006, para o Papa presidir à celebração dos 90 anos das aparições. O mesmo convite foi reiterado durante a visita Ad limina que a CEP realizou em Novembro de 2007. Do encontro pessoal, D. António Marto recorda as informações que o Papa procurou ter acerca “do número de peregrinos e sobre a nova Igreja da Santíssima Trindade”.

Em Julho passado, quando o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, presidiu à Peregrinação Internacional Aniversária, D. António Marto manifestou o desejo de receber o Papa no Santuário de Fátima, manifestação que foi saudada por uma salva de palmas dos peregrinos presentes.

“Sei que o Núncio enviou essa mensagem directamente para o Vaticano”, indica D. António Marto que recebeu a confirmação da visita de Bento XVI no passado Domingo.

A “luz verde” para a divulgação da visita foi hoje dada pela Secretaria de Estado do Vaticano.

O convite para um Papa visitar um país parte dos bispos e da Conferência Episcopal mas o convite oficial tem de ser feito pelo Presidente da República. Cavaco Silva, na visita que fez ao Vaticano, manifestou a vontade, em nome do Estado, de receber Bento XVI em Portugal, ficando, assim, reunidas as condições para uma visita oficial. “Conjugou-se tudo”, indica o bispo de Leiria – Fátima.

“Eu sei que o Papa várias vezes referiu a sua intenção de vir a Fátima, faltava encontrar uma data na agenda das viagens”, indicou.

D. António Marto espera que a visita de Bento XVI seja igualmente “viva” tal como foram as que João Paulo II fez a Portugal em 1982, 1991 e 2000.

“Todos sabem que este Papa tem um afecto particular por Fátima. De todos os Papas, Bento XVI foi o que mais penetrou no coração da mensagem e a soube interpretar para os tempos de hoje”, reconhece o bispo de Leiria – Fátima referindo que o melhor artigo sobre Fátima “na forma de interpretação da mensagem tal como na apresentação literária” é o comentário teológico que Bento XVI fez à terceira parte do segredo de Fátima, em 2000.

D. António Marto indica que o actual Papa, embora não “tenha o carisma mediático de João Paulo II” tem “ternura, afabilidade e uma capacidade de comunicar com clareza com o povo, que as audiências mostram bem”.

A visita de Bento XVI a Fátima ocorre em dias de semana. D. António Marto afirma que se fosse durante um fim-de-semana “viriam mais peregrinos, mas as pessoas vão corresponder”.

“Espero que seja um momento para uma grande manifestação da vitalidade da Igreja em Portugal, que tem o seu coração espiritual em Fátima”, indica o bispo.

[[a,d,586,D. António Augusto dos Santos Marto, Bispo de Leiria-Fátima]]O programa oficial da visita “ainda não está gizado”. No entanto, D. António Marto adianta que, o início da visita será na capital, onde Bento XVI chegará para realizar “as visitas oficiais de Estado que fazem parte” e possivelmente “para algumas celebrações em Lisboa”.

Nos dias 12 e 13 de Maio, Bento XVI estará em Fátima.

A Portugal vai chegar uma delegação do Vaticano, encabeçada por Alberto Gasbarri, organizador das viagens pontifícias, para “programar todos os aspectos ao pormenor”. Logística, segurança, celebrações e liturgia são questões a “tratar ao pormenor e vai dar trabalho”, refere o bispo.

Reitor do Santuário «muito satisfeito»
Igual sentimento de alegria tem o Pe. Vígilío Antunes, Reitor do Santuário de Fátima, que se afirma “muito satisfeito” pela visita de Bento XVI ao Santuário mariano, em Maio de 2010. “É uma feliz notícia que aguardávamos que a seu tempo acabasse por surgir”.

O Pe. Virgílio Antunes esteve num encontro de reitores dos santuários de 20 países da Europa, local onde “se conversa sempre sobre as visitas do Papa”.

Depois de Bento XVI ter visitado os santuários marianos europeus na Polónia, Áustria, França e em Itália “a nossa vez seguramente havia de chegar”, considerou durante a conferência de imprensa.

Sobre a preparação da visita, o Pe. Virgílio Antunes explica que o programa será preparado pelo Vaticano e que o Santuário de Fátima tem “total abertura e disponibilidade para fazer o que for necessário”.

[[a,d,585,Reitor do Santuário Pe. Virgilio Antunes]]O reitor do Santuário de Fátima assume ser “um desafio” mas também um motivo “de grande felicidade”.

Apesar das anteriores viagens dos Papas a Fátima, “esta acontece no nosso tempo e é isso que nos marca. A vinda do Pontífice da Igreja Católica a Portugal e ao Santuário de Fátima não deixa os cristãos e os católicos indiferentes”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top