Bento XVI na terra natal do Papa do pensamento social da Igreja

Celebrando o bicentenário de Leão XIII, Bento XVI desafiou os cristãos a serem uma força pacificadora de mudança.

Bento XVI deslocou-se à terra natal do Papa Leão XIII, o autor da encíclica “Rerum Novarum” para celebrar o bicentenário do seu nascimento, desafiando os cristãos a serem uma “força pacificadora de mudança”.

Encerrando um ano de celebrações, o Papa presidiu, este Domingo, a uma eucaristia em Carpineto Romano (a 80 quilómetros de Roma) para evocar o pensamento do Papa que iniciou, com aquela encíclica, a sistematização do pensamento social católica (a Doutrina Social da Igreja).

Na homilia da Missa, Bento XVI exortou os católicos a uma ampla reflexão sobre o impulso de promoção humana, trazido pelo Cristianismo no caminho da civilização, e também sobre o método e o estilo de tal contributo, conformes às imagens evangélicas da semente e do fermento.

“No interior da realidade histórica, os cristãos, agindo como simples cidadãos ou de uma forma associada, constituem uma força pacífica de mudança profunda, favorecendo o desenvolvimento das potencialidades internas à própria realidade”, afirmou Bento XVI.
“É esta a forma de presença e de acção no mundo proposta pela doutrina social da Igreja, que tem como objectivo o amadurecimento das consciências como condição de válidas e duradoiras transformações”, acrescentou.

Numa época de anticlericalismo e de manifestações contra o Papa, Leão XIII soube guiar e sustentar os católicos no caminho de uma participação construtiva, rica de conteúdos, firme nos princípios e capaz de abertura.

Leão XIII, recordou Bento XVI, “era um Papa muito idoso, mas sábio e clarividente, e pode assim introduzir no século XX uma Igreja rejuvenescida, com uma atitude justa para enfrentar os novos desafios. Era um Papa ainda politica e fisicamente prisioneiro no Vaticano, mas na realidade, com o seu Magistério, representava uma Igreja capaz de enfrentar sem complexos as grandes questões do mundo contemporâneo”.

Gioacchino Pecci, que viria a ser o Papa Leão XIII, nasceu em Carpineto a 2 de Março de 1810, destacou-se pela sua encíclica “Rerum Novarum”, de 15 de Maio de 1891, sobre os direitos e deveres do capital e do trabalho, em que introduziu a ideia da subsidiariedade no pensamento social católico.

“O seu testemunho seja sempre corajoso e o seu serviço profético, possa em cada momento manifestar aquilo que é chamado a dizer no nome de Jesus”. Foi com estas palavras que o bispo de Anagni-Alatri, D. Lourenço Loppa, se dirigiu ao Papa acolhendo-o na Praça central da terra natal de Leão XIII. D. Loppa recordou que esta visita do Papa representa o ponto culminante do ano de celebrações para o segundo centenário do nascimento do Papa da “Rerum Novarum”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top