Beja: Catequista é a «boca» da comunidade cristã – D. João Marcos

Bispo publica mensagem no Dia Diocesano dos Catequistas

Beja, 01 dez 2020 (Ecclesia) – O bispo de Beja referiu hoje a importância da missão dos catequistas, considerando que dela “depende, em grande parte, o futuro da Igreja e do mundo”.

D. João Marcos publicou uma mensagem aos catequistas da diocese, agradecendo a quantos aceitaram “ser boca da comunidade cristã” para transmitirem a fé.

“Ser catequista é anunciar com palavras e sobretudo com a maneira de viver”, escreveu.

D. João Marcos analisa a raiz etimológica da palavra catequista que aponta para “aquele que faz ressoar”.

“Façamos ressoar o pregão da sua vinda para que outros lhe abram também, pela fé, as suas portas, as portas das suas vidas”, apela.

O bispo pacense reconhece que o trabalho do catequista não é remunerado, mas é feito  “por amor a Cristo e aos irmãos”.

Atendendo ao atual momento, D. João Marcos reconhece as dificuldades que se levantam à catequese presencial, mas adverte que “o Cristianismo não se reduz a uma mensagem transmitida via Internet”.

“Animo-vos ainda a que, sempre de acordo com os vossos párocos, não deixeis de dar catequese presencial, cumprindo escrupulosamente as normas de segurança” pode ler-se.

A mensagem exorta ao recurso dos meios digitais, em virtude da pandemia, mas lembra que “a vida cristã é muito mais que uma doutrina intelectual, desligada do concreto”.

D. João Marcos pede aos catequistas que ajudem “as crianças, os adolescentes e os jovens a participarem nas celebrações eucarísticas do Domingo e das festas de guarda”.

A Diocese de Beja assinala o Dia Diocesano dos Catequistas no dia 1 de dezembro.

HM/OC

https://www.facebook.com/DioceseBeja/posts/2735884190008096

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top