Homenageado foi capelão da Primeira Guerra Mundial e fundador das Irmãs Oblatas do Divino Coração
Beja, 25 jul 2019 (Ecclesia) – No dia de aniversário de D. José do Patrocínio Dias, nascido a 23 de julho de 1884, foi inaugurada uma galeria com o nome do homenageado na cidade de Beja.
D. José do Patrocínio Dias foi capelão da Primeira Guerra Mundial e fundador das Irmãs Oblatas do Divino Coração e para que o seu espólio não ficasse esquecido no tempo, foi decidido expô-lo ao público “apenas com o desejo de que a memória do fundador da congregação, o grande bispo restaurador da Diocese de Beja” não se desvaneça da memória, como referiu a superiora geral da Congregação, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na cerimónia, onde esteve presente D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, a irmã Natália, sublinhou a importância de D. José Patrocínio na criação do Ordinariato Castrense.
“Ele próprio foi capelão na Primeira Grande Guerra onde tantos portugueses derramaram o seu sangue ao Serviço da Pátria”, realça o comunicado.
Este evento contou também com a presença da diretora do Museu da Presidência da República, Maria Antónia Pinto de Matos e a arquiteta Helena Botelho foi a responsável pela obra.
LFS