Beja: Bispo exorta cristãos a viverem Ano da Fé de forma «esclarecida e operante»

Beja, 09 out 2012 (Ecclesia) – O bispo de Beja espera que o Ano da Fé leve os cristãos a cortarem com a “indiferença” que domina a sociedade e a testemunharem no meio das pessoas a importância que Deus assume nas suas vidas.

Na sua nota semanal, enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. António Vitalino sublinha que “os cristãos não podem fechar-se dentro dos muros dos templos”, enquanto no mundo reina a “cultura do relativo, do vazio e do descartável”.

“Há valores que interpelam a humanidade, para poder subsistir, como a dignidade da pessoa e da vida humana, a verdade, a coerência, a fraternidade, o amor. Tudo isto exige uma fé esclarecida e operante”, sublinha o prelado.

Na sua mensagem, o bispo alentejano realça que “o dom da fé  não se coaduna com o egoísmo e o isolamento” e quando não é fortalecido e praticado simplesmente “apaga-se”.

Aquele responsável católico acredita que o “Ano da Fé pode servir para despertar do sono” as comunidades cristãs e desafiá-las a uma vida mais “coerente” com os valores professados desde o batismo.

O Ano da Fé, que começa esta quinta-feira, foi convocado por Bento XVI para relançar o anúncio de Deus à sociedade contemporânea e coincide com a comemoração do 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965).

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top