Banda Jota: Sons para uma nova evangelização

Grupo musical é constituído por dois padres e sete leigos, vindos dos mais diversos pontos da Diocese da Guarda.

A Banda Jota nasceu no seio do Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda, em 2003, com a criação de um projecto de música de inspiração cristã.

A ideia inicial, que era servir de apoio às actividades de pastoral juvenil, rapidamente extravasou para um pólo mais abrangente, à medida que novas ideias e solicitações iam surgindo.

Actualmente, o grupo musical é constituído por dois padres e sete leigos, vindos dos mais diversos pontos da Diocese da Guarda.

Ao visitarmos o seu site, podemos ler que “testemunhar Jesus através da música, manifestar o seu amor e ser instrumento de evangelização” são os principais pilares que sustentam aquele projecto.

Desde cedo que a Banda Jota manifestou a sua preocupação em contribuir para uma nova evangelização, através da música, sobretudo junto dos jovens. Dai que sejam, como o seu nome indica, os grandes impulsionadores do Festival Jota, desde o início do certame, em 2007.

Agora que a 4ª edição do evento está aí à porta, a Banda Jota afirma que “pelos destinatários, por Deus e pela música”, há razões suficientes para continuar a trabalhar.

Numa antevisão ao Festival Jota 2010, disponível no site do evento, eles prometem ao público temas novos, mais elementos em palco e a apresentação de um novo rapper.

Depois de já ter lançado dois álbuns de originais, em 2006 e 2009, a Banda Jota está nesta altura a preparar um CD com temas eucarísticos, para os jovens animarem as suas celebrações. O grupo está “quase a terminar a fase de composição” e espera “para o final do ano entrar em estúdio”.

Ao longo da entrevista, a Banda fala ainda dos concertos que tem dado, da maneira como o público os tem acolhido e na esperança que têm em ver uma música cristã mais valorizada e a impor-se no circuito comercial.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top