Banco Alimentar: Ofertas não cobrem necessidades

Campanha deste fim de semana recolheu mais alimentos do que há um ano mas menos 950 toneladas face a novembro de 2010

Lisboa, 30 mai 2011 (Ecclesia) – As 2 309 toneladas de alimentos recolhidas pelo Banco Alimentar durante o fim de semana nos supermercados não compensam o aumento das necessidades, disse hoje a presidente da instituição à Agência ECCLESIA.

O crescimento de 14,9% nos bens obtidos face à campanha de maio de 2010 “não é suficiente” para as solicitações que chegam ao Banco Alimentar “porque se tem registado um grande acréscimo dos pedidos”, afirmou Isabel Jonet.

A campanha realizada em novembro de 2010 obteve mais de 3 250 toneladas, valor que constituiu um recorde e que é 40% superior ao recolhido este sábado e domingo, mas a responsável salienta que o resultado “é muito positivo, atendendo à época que se vive”: “Estamos num período de crise e muitas famílias passam por dificuldades”.

No entender de Isabel Jonet, as campanhas realizadas nos supermercados “são muito importantes” para recolher bens que não têm excedentes de produção “e também para sensibilizar as pessoas para a realidade da pobreza e das carências alimentares”.

Os produtos angariados em mais de 1 500 superfícies comerciais vão começar a ser entregues a partir da próxima semana a quase duas mil instituições de solidariedade, assinala o site da instituição.

A campanha mobilizou 31 900 pessoas, que receberam, transportaram e arrumaram os alimentos nos armazéns dos 19 Bancos Alimentares, o que constituiu “a maior ação de voluntariado organizada regularmente em Portugal”.

No Ano Europeu do Voluntariado, que se assinala em 2011, esta “adesão entusiástica” mostra que “a ação conjunta de todos os agentes de solidariedade gera resultados muito superiores aos que seriam obtidos se cada um deles resolvesse agir de forma isolada”, refere o Banco Alimentar.

A recolha de alimentos continua a decorrer pela internet até domingo, depois da inauguração, esta quinta-feira, de um novo portal que permite ao doador a possibilidade de escolher alimentos e de os pagar eletronicamente.

Até às 11h15 desta manhã foram oferecidos através deste site mais de 15 mil litros de leite, 6 mil de azeite e 5 600 de óleo, além 6 200 kg de açúcar, 1 500 de atum e 4 150 de salsichas.

A plataforma, que resulta de um projeto solidário com as empresas Microsoft e Link Consulting, “caracteriza-se por uma grande simplicidade e acesso ao mais baixo preço do mercado a um conjunto de produtos alimentares essenciais para ajuda às famílias”.

Após selecionar os géneros e quantidades que pretende oferecer, os interessados pagam através do site do seu banco ou numa caixa Multibanco.

Até domingo continua igualmente a iniciativa “Ajuda Vale”, que consiste na aquisição e entrega de vales com produtos das cadeias Dia/Minipreço, El Corte Inglés, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Continente e Pingo Doce.

Os doadores podem também contribuir através das 3 900 lojas aderentes à rede Payshop, mediante uma doação em dinheiro que é convertida em leite.

Em 2010 o Banco Alimentar beneficiou 319 mil pessoas, especialmente desempregados, idosos, crianças e famílias desestruturadas, “os grupos mais atingidos pela situação de forte agravamento da situação económica”.

RM

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