Pandemia cancelou procissão pelas ruas da cidade

Aveiro, 12 mai 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro destacou hoje, na celebração da padroeira da cidade, Santa Joana, as “qualidades espirituais” e o “contributo” da princesa portuguesa para a história da espiritualidade.

“Santa Joana Princesa está inscrita no rol das mulheres que se distinguiram com a via mística e deram um contributo importante para a história da espiritualidade”, disse D. António Moiteiro, na homilia da Eucaristia a que presidiu na Sé de Aveiro, com transmissão online.

O responsável católico realçou as qualidades espirituais de Santa Joana Princesa, como é conhecida popularmente, e o caminho trilhado por esta na busca da perfeição cristã.

Com uma vida de “oração intensa” e “consciência das suas limitações”, a beata católica cumpriu “uma vontade de Deus”

Para além da vida orante, a padroeira da cidade de Aveiro tinha um “grande amor à cultura, livros e escrituras”, frisou D. António Moiteiro.

“Aprendamos com Santa Joana a procurar o tesouro escondido”, concluiu o bispo de Aveiro.

Joana de Portugal, reconhecida pela Igreja Católica como beata, nasceu a 6 de fevereiro de 1452, em Lisboa, e faleceu a 12 de maio de 1490, em Aveiro.

A princesa foi beatificada em 1693 pelo Papa Inocêncio XII, tendo festa a 12 de maio; o Papa Paulo VI, a 5 de janeiro de 1965, declarou-a especial protetora da cidade de Aveiro.

Este ano, devido à pandemia, a tradicional procissão não se realizou pelas ruas da cidade, mas após a Eucaristia foi lançada obra ‘Memorial de Santa Joana e Crónica da Fundação do Mosteiro de Jesus’.

“O memorial de Santa Joana é um códice, dos finais do século XV ou início do século XVI, que existia nas monjas dominicanas e que tem a descrição de toda a vida, particularmente dos 18 anos que ela viveu em Aveiro”, referiu Nuno Gonçalo da Paula, provedor da Irmandade de Santa Joana Princesa

No dia do feriado municipal, pelas 10h00, realizou-se um concerto de sinos nas torres sineiras de Aveiro (Sé, Paços do Concelho, Vera Cruz, Carmo, Museu de Aveiro/Santa Joana); ainda hoje é inaugurada a Avenida D. António Francisco dos Santos.

LFS

Festa de Santa Joana Princesa, em direto da Sé de Aveiro

Eucaristia presidida por D. António Moiteiro seguida de apresentação do "Memorial de Santa Joana e Crónica da Fundação do Convento de Jesus"

Posted by Diocese de Aveiro on Wednesday, May 12, 2021

Partilhar:
Share