Aveiro: Propor silêncio na festa académica

Aveiro, 29 abr 2014 (Ecclesia) – O Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC), estrutura da Diocese de Aveiro, propõe aos estudantes que, entre as 23h30 e as 03h30, possam recolher-se, numa pequena “tenda de oração”, localizada no recinto do Enterro do Ano.

“Não é nos espaços fechados que se manifesta a diversidade cultural e religiosa das pessoas, fala-se muito de estudantes e de festas académicas, de forma a transmitir que a diversão é algo positivo, mas que implica escolhas, vamos, mais uma vez propor este espaço! Porque a Igreja tem de ir aos espaços dos jovens, e com eles, transformar o mundo, esse mundo que é o deles”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Há 27 anos que o CUFC dinamiza atividades no meio universitário acreditando que “no mundo de hoje, a construção da paz, do respeito, da verdade e da honestidade faz-se na rua, no mundo, nos lugares onde as pessoas estão”, e “a religião é um dos bons veículos que religam estes valores de paz, de fé, de direitos humanos no mundo”.

Desde quinta até sexta-feira, quem for ao ‘Enterro do Ano’, pode parar alguns minutos e visitar a tenda de oração que este tem como tema ‘STOD – Se tens olhos dá’.

“Cada dia é feita uma proposta diferente aos que entram na tenda! Proposta de dar um sorriso, um abraço, e de transmitirem esse valor”, sendo que paralelamente ao espaço de oração está um placard, onde o convite é o de tirar uma foto com o Papa Francisco, “uma maneira singela de provocar o diálogo”.

O objetivo é levar os jovens “a inspirarem-se no Papa, que convida a sorrir, a estar ao lado dos jovens, nas periferias”. 

“Neste espaço de festa e euforia um grupo de jovens, sem grandes discursos ou dogmas cumprem o mandato do Papa Francisco, transmitem o sorriso, propõem um momento de oração, fazem uma proposta concreta, ‘dão razões da sua fé’!”, sintetiza a nota do CUFC enviada.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top