«Com o Papa Francisco queremos assumir o compromisso de ser mais e melhor missão» – Secretariado Diocesano de Ação Missionária

Aveiro, 28 out 2019 (Ecclesia) – A Infância Missionária da Diocese de Aveiro peregrinou a Roma e ao Vaticano “com espírito e alegria missionária”, com crianças, famílias e animadores, numa “vivência de fé, de amizade e de encontro”, durante três dias.

“São momentos que fortalecem o caminho e animam a continuar a acreditar que é possível ser discípulo missionário aqui, ali, acolá… e até do outro lado do mundo! Com o Papa Francisco queremos assumir o compromisso de ser mais e melhor missão nesta terra dando a conhecer Jesus pela Palavra e pelo nosso testemunho”, informa o Secretariado Diocesano de Ação Missionária de Aveiro (SDAM).

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o secretariado contextualiza que a peregrinação teve como propósito “celebrar com alegria missionária” o Dia Mundial das Missões com o Papa Francisco, na Eucaristia que presidiu a 20 de outubro na Basílica de São Pedro.

“Todos temos uma parte de nós em Roma”, realçou o Martim, uma criança do grupo Infância Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Da mesma paróquia, a adolescente Raquel afirmou que a viagem “foi tão emocionante” que a “motivou ainda mais a continuar no caminho da Missão”.

A Diocese de Aveiro mobilizou crianças, famílias e animadores da Infância Missionária, 68 peregrinos, das paróquias de Nossa Senhora de Fátima, de Soza, de Ílhavo, da Gafanha da Encarnação, de Santa Joana, da Mamarrosa e de Cacia.

A família Nuno, Armanda e Lara, também da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, explicaram que a viagem a Roma “significou um momento único”.

“O que nos marcou mais foi o facto de duas pessoas da nossa família serem invisuais e não puderem ver o Papa fisicamente mas falarem dele como se o tivessem visto”, contextualizaram.

A animadora do grupo Infância Missionária da Paróquia da Gafanha da Encarnação, Filipa, destacou como “momento mais relevante” a oportunidade de visitar a Basílica de São Pedro, “um edifício com uma arquitetura encantadora e um interior fenomenal”, e “assistir à celebração do Santo Padre”.

O SDAM de Aveiro adianta que no final da Missa do Dia Mundial das Missões os estandartes da Infância Missionária foram estendidos e levantados à passagem do Papa Francisco, e depois assistiram à Oração Mariana do Angelus, onde o Papa lembrou a Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV, na Praça de São Pedro.

Do programa da peregrinação diocesana da Infância Missionária de Aveiro destaca-se também a Missa na igreja de Santo António dos Portugueses, presidida pelo assistente espiritual do SDAM, o padre Pedro Barros, a visita à sede geral das Obras Missionária Pontifícias e uma visita guiada que passou pelas Basílicas de Santa Maria Maior e S. João de Latrão, o Coliseu e Castelo de Sant´Ângelo.

A viagem que terminou na igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, na madrugada do dia 21, começou na sexta-feira anterior, 18 de outubro, e já em Roma as famílias associaram-se à iniciativa anual ‘1 milhão de crianças rezam o Terço pela paz no mundo’, da Fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre – AIS.

CB

Partilhar:
Share