Aveiro: Futuros debates sobre divorciados recasados vão ser discutidos com o novo bispo

D. António Francisco dos Santos, bispo eleito do Porto, elogia iniciativa pioneira para «incentivar novos caminhos»

Aveiro, 19 mar 2014 (Ecclesia) – O grupo de leigos da Diocese de Aveiro que promoveu iniciativas públicas de debate sobre a situação de divorciados e recasados na Igreja Católica vai discutir com o futuro bispo a continuação deste projeto.

“O debate de Avanca, a 7 de março, foi o terceiro dos debates que tínhamos programado realizar sobre o tema, sendo que vai ser algo a discutir com o novo bispo de Aveiro que pode vir a incentivar-nos a fazermos mais”, refere em comunicado, enviado hoje à Agência ECCLESIA, João Manuel Querido, da equipa organizadora.

Cerca de 135 pessoas marcaram presença no último evento, para o qual D. António Francisco dos Santos, bispo eleito do Porto, enviou uma mensagem na impossibilidade de estar presente.

“Neste momento de inesperado apelo de Deus a uma nova missão quero deixar a todas as famílias de Aveiro a certeza da minha bênção e manifestar também aos divorciados recasados esta disponibilidade de coração e de missão para caminhar a vosso lado e convosco, como pede o Papa Francisco”, escreve o antigo bispo de Aveiro.

“O meu agradecimento expressa-se na alegria sentida por termos sido pioneiros em Aveiro nesta iniciativa que dia a dia se apresenta mais atual. Tenho a certeza de que se trata de uma experiência já afirmada e reconhecida que urge agora consolidar e prosseguir”, acrescenta o administrador apostólico da diocese.

D. António Francisco dos Santos aproveita esta mensagem para lembrar que “a Igreja é também a casa dos cristãos divorciados e daqueles que se recasaram”, sendo por isso necessário que “a pastoral familiar esteja atenta aos novos problemas e realidades da família”.

“Urge incutir nos divorciados recasados esperança efetiva e afetiva de reconhecimento e de acompanhamento por parte da Igreja e incentivar novos caminhos em que as pessoas e famílias nesta situação se encontrem com a bondade de Deus e sintam a presença materna da Igreja”, sublinha.

Neste último encontro fez-se uma breve homenagem ao D. António Marcelino, bispo emérito de Aveiro falecido em outubro de 2013, que acompanhava os participantes nestes encontros.

O padre Georgino Rocha, pró vigário-geral da Diocese de Aveiro que substituiu D. António Marcelino, esteve presente nesta última conferência, cujo encerramento esteve a cargo do responsável pela pastoral familiar diocesana, padre Francisco Martins.

Foi feito “um pequeno inquérito à entrada, respondido por 103 pessoas”, que permitiu constatar que a “grande maioria” dos participantes eram “casais regulares da Igreja”, havendo 21 recasados que se identificaram como tal e mais de uma dezena sacerdotes.

Hoje, pelas 21h00, vai decorrer uma sessão pública de agradecimento a D. António Francisco dos Santos, nomeado bispo do Porto a 21 de fevereiro, com a apresentação do livro ‘Diocese de Aveiro – Subsídios para a sua história’, da autoria de monsenhor João Gaspar, no Auditório da reitoria da Universidade de Aveiro.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top