Aveiro, 24 out 2020 (Ecclesia) – A mordomia das festas em honra de São Gonçalinho, na paróquia da Vera-Cruz, diocese de Aveiro, decidiu cancelar o “tradicional lançamento de cavacas” que ocorre durante os dias de festa, devido à pandemia.

Sobre a vertente mais icónica da festa, o tradicional lançamento de cavacas, foi decidido após a equação de vários cenários e em articulação com as devidas entidades, que não haverá lugar ao tradicional lançamento de cavacas, resultando da incompatibilidade da atividade com as regras de saúde pública em vigor”, segundo comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Como a tradição se trata de um cumprimento de promessa a mordomia lança o apelo aos devotos para destinarem a compras das cavacas a “instituições sociais e educacionais parceiras”.

A Festa de São Gonçalinho vai realizar-se de 8 a 11 de janeiro de 2021, com “algumas adaptações” como na vertente religiosa. 

“Na vertente religiosa, o foco central da festa, serão realizadas celebrações na capela de São Gonçalinho que se prolongarão pelo seu adro e durante estes dias a capela estará disponível para visitas”, informa.

SN

Partilhar:
Share