Aveiro, 14 nov 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro inaugura hoje no seu seminário a Biblioteca D. António Francisco dos Santos, que foi bispo desta Igreja local de 8 de dezembro de 2006, quando tomou posse, até fevereiro 2014.

Uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA informa que a Biblioteca D. António Francisco dos Santos está localizada no Seminário Diocesano de Aveiro.

A cerimónia de inauguração vai começar com a apresentação do livro ‘Caminhando com D. António Francisco, a propósito de um monumento em Tendais’, da autoria do professor universitário Bernardo Almeida (da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto), no auditório do seminário, e termina com uma visita à biblioteca.

A Diocese de Aveiro também publicou o livro ‘In manus Tuas’ com uma seleção de textos de D. António Francisco dos Santos, que tomou posse nesta Igreja a 8 de dezembro de 2006, após ter sido nomeado pelo agora Papa emérito Bento XVI, em setembro desse ano.

O bispo morreu no dia 11 de setembro de 2017 aos 69 anos, vítima de um ataque cardíaco, na Casa Episcopal do Porto, diocese para onde tinha sido nomeado em fevereiro de 2014, pelo Papa Francisco, e tendo tomado posse a 5 de abril desse ano.

D. António Francisco dos Santos, natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) foi ordenado padre em dezembro de 1972; O Papa São João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.

A inauguração da renovada biblioteca realiza-se em plena Semana de Oração pelos Seminários, promovida pela Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, que até este domingo, 17 de novembro, tem como tema ‘Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser’, inspirado na Exortação Apostólica Pós-Sinodal do Papa Francisco ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive).

No contexto desta iniciativa, o Seminário de Aveiro promove uma vigília de oração, às 21h00, deste sábado, dia 16, na igreja Matriz de Oiã, e no dia seguinte, uma Eucaristia, a partir das 16h00 na sua igreja.

CB/OC

Partilhar:
Share