Aveiro: Diocese convida a abrir portas «à bondade de Deus»

Caminhada de Natal decorre entre 29 de novembro a 3 de janeiro 2016

Aveiro, 28 out 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro partilhou a sua caminhada de Advento e Natal, na qual incentiva os diocesanos a viver o lema ‘Abro a porta à bondade de Deus’, entre 29 de novembro a 3 de janeiro 2016.

“A partir da porta (da Igreja, da catequese, da casa…), onde afixaremos um símbolo significativo, iremos, semana a semana, colocando atitudes que valorizam não a porta física, mas a porta da fé”, explica a Diocese de Aveiro.

Este percurso vai ser vivido a partir da palavra de Deus, “com particular incidência na antífona do Aleluia” e na força que tem o símbolo da porta terminando no dia do batismo de Jesus, informa no seu sítio na internet.

Para a proposta de caminhada de Avento e Natal, a Diocese de Aveiro apresentou quatro objetivos para este tempo litúrgico específico: “Viver o Advento como um caminho que abre as portas do coração ao encontro com Jesus; “Aproveitar a abertura da porta do Ano Santo para valorizar, a partir da simbologia da porta, atitudes novas a geradoras de amizade e encontro.”

Entre o primeiro domingo do Advento, 29 de novembro, e a Epifania do Senhor, 3 de janeiro 2016, esta Igreja local tem também o propósito de “motivar as comunidades e famílias” a viverem as atitudes “reveladoras duma Igreja misericordiosa e em saída” e depois, como tempo que antecede o Natal que este seja celebrado como “o grande tempo em que Deus ‘abre a porta’ a cada pessoa”.

Para valorizar “muito a força da comunidade” e para expressar que a Diocese de Aveiro é uma Igreja em saída para acompanhar o símbolo da “luz” foram preparadas palavras-chave para este tempo: Está atento!; Abre; Saúda; Convida; Acolhe; Alegra-te, no dia 24 dezembro; Ama; Conquista a paz e Adora, na Epifania do Senhor.

Neste contexto, em todas as semanas também são oferecidas pistas e sugestões para uma vivência comunitária, familiar e uma vivência de grupo do tema deste percurso e da aplicação das palavras-chave.

Uma caminhada que está inserida na vivência da Igreja universal, com o Jubileu da Misericórdia: nesse contexto, a abertura da Porta Santa na Diocese de Aveiro vai acontecer 3.º domingo do Advento, a 13 de dezembro.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top