D. António Moiteiro pede empenho «em descobrir, acarinhar e ajudar a crescer novas vocações»

Aveiro, 28 jun 2019 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro pediu que se promovam “momentos de oração comunitária” nas paróquias pela “santificação dos sacerdotes, porque um sacerdote santo faz santo o povo que lhe foi confiado”, esta sexta-feira, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

“As comunidades cristãs, ao mesmo tempo que dão graças a Deus pelo dom do sacerdócio, devem empenhar-se em descobrir, acarinhar e ajudar a crescer novas vocações para o sacerdócio e para a vida consagrada”, lê-se na mensagem publicada no sítio online da diocese.

D. António Moiteiro explica que a Igreja celebra anualmente o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes na solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

“Onde for possível, haja momentos de oração comunitária nas paróquias pela santificação dos nossos sacerdotes, porque um sacerdote santo faz santo o povo que lhe foi confiado”, incentiva o responsável.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes “deve ser um momento importante de espiritualidade e de fraternidade sacerdotal” e também uma ocasião para agradecer o dom dos sacerdotes e diáconos da Diocese de Aveiro, realça o seu bispo.

“Trata-se, de facto, de uma preciosa ocasião para os presbíteros fazerem memória do dom recebido, redescobrirem-no de maneira nova e partilharem as dificuldades e as alegrias do ministério pastoral”, escreve D. António Moiteiro.

O bispo de Aveiro assinala que o “pastor da comunidade cristã compromete”, em primeiro lugar, a sua fé e a sua caridade; “não pode ter a intenção de as fortificar nos outros, se primeiro não as possuir em si mesmo”, como “não é capaz de infundir ânimo e fortaleza” se ele “não tiver uma grande esperança”

“Jesus definiu-se a si mesmo como pastor, e com esta imagem quis fazer-nos compreender em que consiste o ministério do seu sacerdócio: Guiar o rebanho pela sua palavra e garantir a verdade do seu ensino pelo testemunho do dom de si mesmo”, explica, na mensagem para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

CB/OC

 

Reze pelos sacerdotes e pelo Papa Francisco

No nosso bom dia de hoje recordamos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ocasião em que se celebra a santificação sacerdotal.Ao final da Audiência Geral de quarta-feira, o Papa Francisco pediu as orações dos fiéis pelos sacerdotes e por seu ministério petrino, “para que toda ação pastoral seja marcada pelo amor que Cristo tem por cada homem”.Vamos então acolher o convite do Santo Padre e rezar por ele e por todos os sacerdotes. Boa sexta a todos!

Publicado por Vatican News em Sexta-feira, 28 de junho de 2019

Partilhar:
Share