Aveiro: Bispo diocesano diz que é preciso «aprender a viver» depois da pandemia

D. António Moiteiro evoca vítimas da guerra, da fome e das desigualdades sociais, sublinhando que Jesus impede que o «ódio tenha a última palavra»

Aveiro, 01 abr 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro disse hoje, na Missa vespertina de Quinta-feira Santa, que vai ser preciso “aprender a viver” depois da pandemia, em que muitos passaram vários meses “confinados, reprimidos e deprimidos”.

“Somos convidados com Jesus a aprender a viver. Neste tempo de pandemia, de crise económica e de incertezas quanto ao futuro, estamos cada vez mais conscientes das nossas fragilidades”, referiu D. António Moiteiro, na homilia da celebração que evoca a Última Ceia de Jesus.

Para o responsável católico, por causa da crise provocada pela Covid-19, “a esperança é permanentemente adiada”.

“Por muito que falemos em normalidade, numa será como dantes”, advertiu.

Na sua homilia, o bispo de Aveiro declarou que “a atitude mais nobre da vida é o serviço”, falando sobre o tradicional gesto do lava-pés, que simboliza o amor ao próximo, à imagem do que fez o próprio Jesus, segundo o relato dos Evangelhos; em 2021, devido à pandemia, este gesto não se realizou durante a Missa que inaugura o Tríduo Pascal.

Jesus, indicou D. António Moiteiro, morreu como morrem hoje “tantas vítimas da guerra” – recordando em particular a crise que atinge o norte de Moçambique, a fome ou as desigualdades sociais.

“Mas não deixará que o ódio tenha a última palavra, antes pelo contrário, será vencido pelo amor. Deixar-se lavar por Jesus significa abraçar o seu projeto de amor, que o levou a entregar a sua vida pela nossa salvação”, precisou.

Na celebração, que marca o início do Tríduo Pascal, a Igreja Católica evoca a instituição da Eucaristia e do sacerdócio.

Celebrar a Eucaristia “em relação com a comunidade”, para que ela seja “vida para o mundo”.

A Igreja Católica celebra desde esta tarde o ciclo central do calendário católico ligado à morte e ressurreição de Jesus Cristo, pelo segundo ano consecutivo com limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

OC

https://www.facebook.com/114354665310304/videos/522477748925236

Partilhar:
Scroll to Top