Seminário diocesano vai celebrar 70 anos de início de atividades, no dia 14 de novembro

Aveiro, 30 out 2021 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro disse que o testemunho, “mais do que nunca”, é “forma de atração vocacional”, numa mensagem para a Semana dos Seminários 2021, que se inicia este domingo.

“Falar desta semana é, sobretudo, ocasião para tomarmos consciência da realidade atual, que, em alguns casos, não deixa de ser preocupante, dado o reduzido número de seminaristas. O contexto cultural, cujo influxo não está ausente do meio dos próprios cristãos, e particularmente dos jovens, ajuda a compreender a crise das vocações sacerdotais”, escreve D. António Moiteiro.

O responsável aponta à realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa, como “ocasião propícia para olhar os jovens com amor, acompanhá-los nas suas opções de vida e dar-lhes protagonismo”.

É hora de recomeçar, buscando caminhos novos, porque todos temos a mesma missão – a missão de Cristo”, acrescenta.

Na mensagem ‘Seminário: estar com Cristo para ser enviado’, publicada online, o bispo de Aveiro afirma que a Igreja diocesana tem de se “empenhar em promover e servir o florescimento das vocações sacerdotais”, com a oração e a vida sacramental, com o anúncio da palavra e a educação da fé, “com a orientação e o testemunho da caridade”.

A Igreja Católica em Portugal vai celebrar a sua Semana anual dos Seminários, de 31 de outubro a 7 de novembro, com o tema ‘para estarem com Ele e para os enviar a proclamar’, inspirado numa passagem do Evangelho de São Marcos.

O bispo de Aveiro pede a todos os jovens e adultos que “se sentem chamados e querem aprofundar a sua vocação” no Seminário, a discernir o projeto pessoal de vida “à luz do Espírito de Deus, vida de oração e comunhão com Deus, amadurecimento pessoal e espiritual”.

A Diocese de Aveiro tem três seminaristas no Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais em Lisboa, e cerca de 35 rapazes nos grupos do Pré-Seminário.

D. António Moiteiro observa que a oração pelas vocações “é uma realidade em muitas comunidades” da diocese mas incentiva à inscrição na iniciativa ‘Mosteiro Invisível Vocacional’, do Serviço de Vocações diocesano.

O Seminário de Santa Joana Princesa, da Diocese de Aveiro, está a celebrar, este ano, 70 anos de início de atividades e D. António Moiteiro convida os presbíteros a associarem-se em celebração festiva pelas 16h00, de 14 de novembro, na igreja desta casa de formação.

O aniversário do seminário também vai ser comemorado com um concerto, “aberto a todos e de entrada gratuita”, às 21h00, no auditório.

CB/OC

 

Partilhar:
Share