Aveiro: Agentes de pastoral juvenil querem ser «rostos de alegria» junto dos mais novos

Seminário de Santa Joana Princesa acolheu encontro geral do setor

Aveiro, 24 nov 2014 (Ecclesia) – O encontro deste ano de agentes e animadores de Pastoral Juvenil da Diocese de Aveiro foi marcado pela exortação apostólica do Papa “A alegria do Evangelho” e o modo como levar essa alegria aos jovens.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, Ondina Matos, diretora do Secretariado Diocesano de Pastoral Juvenil e Vocacional (SDPJV), recorda que o documento de Francisco convida cada cristão “a ser mais”, mais “testemunha” deste entusiasmo que brota da Palavra de Deus.

E nesse sentido, os cerca de 60 participantes do encontro, vindos dos diversos arciprestados da Diocese de Aveiro, foram incentivados a ser “rosto da alegria” e a estarem preparados para “responderem aos desafios que os jovens lançam”.

A Assembleia de Animadores de Aveiro, este sábado no Seminário de Santa Joana Princesa, reuniu todos quantos trabalham com jovens na região, desde catequistas, animadores, chefes de escuteiros, professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), membros da Pastoral Universitária, entre outros.

A iniciativa contou com a participação do bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, que incentivou os agentes a serem, sem qualquer problema e em qualquer contexto, sinais da alegria que vem do Espirito Santo.

Houve também oportunidade para a partilha de experiências e de desafios, com a participação de quatro oradores convidados

O padre César Costa, dos Missionários Passionistas, o padre Luís Marques, da Diocese de Coimbra, a professora de EMRC Liliana Ventura e o chefe do Corpo Nacional de Escutas, Luís Sancho.

Repensar a forma de ser cristão nas cidades modernas, combater o pessimismo, defender a paz e a solidariedade, fomentar o compromisso político entre as novas gerações, foram alguns dos desafios lançados.

Para Ondina Matos, o encontro constituiu sobretudo “um bom momento de crescimento para todos” os agentes de pastoral juvenil e abriu horizontes para novas iniciativas.

No plano pastoral do SDPJV Aveiro para este ano está, entre outros eventos, a peregrinação diocesana a Taizé no verão de 2015.

Atividade que “este ano terá com ingrediente adicional” a participação de D. António Moiteiro e que servirá para preparar os grupos de jovens para a peregrinação à Polónia em 2016, à cidade de Cracóvia, onde terão lugar as próximas jornadas mundiais da juventude.

Antes disso, em Fevereiro de 2015, vai ter lugar o próximo encontro geral de agentes de Pastoral Juvenil da Diocese de Aveiro, que terá como prato forte a oração e o modo como ela pode ser proposta hoje aos mais novos.

SN/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top