As ditaduras africanas no Cinema

“O Último Rei da Escócia”, mistura assumida de ficção e realidade, é uma obra que reconstrói com muita precisão o ambiente vivido por ocasião do derrube do presidente Milton Obote, no Uganda, com a subida ao poder de Imin Adi Dada, em quem boa parte do povo punha a sua esperança, como já antes pusera em Obote. O filme é uma análise cuidada dos primeiros tempos da ditadura de Imin Adi. Tal como em filmes anteriores, como o recente “Diamante de Sangue”, não se despreza a influência dos países europeus na evolução das políticas africanas, com apoios que se constroem e desfazem em função das conveniências do momento. A linha central do argumento suporta-se na carreira de um médico escocês, recém formado, que acidentalmente opta por uma carreira em África, numa zona desprotegida. Mas cedo cai na tentação de viver com algum luxo em Kampala, onde Idi Amin o mantém como seu médico e, sobretudo, conselheiro pessoal. Sem que a figura de ficção do médico e conselheiro político Nicholas Garrigan perca importância na narrativa, é o próprio ditador ugandês que vai, progressivamente, tomando conta do centro de interesse, numa definição muito precisa da sua estranha personalidade, o que se obtém com uma interpretação de muito elevada qualidade por parte de Forest Whitaker, vencedor do Globo de Ouro do Melhor Actor em Filme Dramático e nomeado para o Oscar de Melhor Actor. Ao longo do filme tomamos contacto com muitos dos costumes e civilização local, em que o poder absoluto é tomado como única forma de governo, a poligamia aceite e explorada pelos mais poderosos e em que os direitos humanos não têm lugar nas relações políticas nem sociais. “O Último Rei da Escócia” – referência à admiração de Idi Amin pelos escoceses em contraste com o ódio aos ingleses – é uma obra sólida, realizada com muito sentido de análise social e política, numa denúncia fundamentada dos crimes cometidos por uma das ditaduras cruéis em que o mundo tem sido fértil. Francisco Perestrello

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