Ano C – 29.º Domingo do Tempo Comum

Proclama a Palavra, insiste!

A Palavra de Deus que a liturgia deste vigésimo nono domingo do tempo comum nos apresenta convida-nos a manter com Deus uma relação estreita, uma comunhão íntima, um diálogo insistente: só dessa forma será possível ao crente aceitar os projetos de Deus, compreender os seus silêncios, respeitar os seus ritmos, acreditar no seu amor.

O Evangelho sugere que Deus não está ausente nem fica insensível diante do sofrimento do seu Povo. Devemos descobrir que Deus nos ama e tem um projeto de salvação para todos; essa descoberta só se pode fazer através da oração, de um diálogo contínuo e perseverante com Deus. É esse também o sentido da primeira leitura.

Gostaria de realçar a leitura da Segunda Carta a Timóteo, que apresenta a Sagrada Escritura como fonte privilegiada de encontro entre Deus e o homem.

Dizer que a Escritura é inspirada por Deus significa que ela contém as palavras que Deus quer dirigir-nos, a fim de nos indicar o caminho para a vida plena. No dizer de Leão XIII, a Escritura é “uma carta outorgada pelo Pai celeste ao género humano viandante longe da sua pátria, e que os autores sagrados nos transmitiram”.

A Escritura deve, pois, assumir um lugar preponderante na minha vida pessoal e na vida das nossas comunidades cristãs. É isso que acontece? Que lugar ocupa a leitura, a meditação e a partilha da Palavra de Deus nas comunidades cristãs? O que é que assume um valor mais determinante na experiência cristã: as práticas rituais, as devoções particulares, as leis e os códigos (por mais importantes que sejam), ou a Palavra de Deus?

A Palavra de Deus aparece envolta em roupagens e géneros literários típicos de uma época e de uma cultura determinada. Por isso, é preciso estudá-la, aprender a conhecer o mundo e a cultura bíblica, compreender o enquadramento e o ambiente em que o autor sagrado escreve. As nossas comunidades cristãs devem ter o cuidado de organizar iniciativas no campo da informação e do estudo bíblico, de forma a proporcionar uma informação adequada para melhor compreender a Palavra de Deus. É preciso insistir continuamente nisto, para que a Palavra seja levada no coração, meditada, vivida e proclamada!

A segunda leitura chama também a atenção daqueles que estão ao serviço da Palavra: devem anunciá-la em todas as circunstâncias, sem respeito humano, sem jogos de conveniências, sem atenuar a radicalidade da Palavra; e devem também preparar-se convenientemente, a fim de que a Palavra se torne atraente e chegue ao coração dos que a escutam.

Neste Mês Missionário e nesta semana que antecede o Dia Mundial das Missões, intensifiquemos a oração e o acolhimento da Palavra de Deus, que nos chama, convoca e envia em missão!

Manuel Barbosa, scj
www.dehonianos.org

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top