Ano B – Festa do Batismo do Senhor

Batizados em Cristo, praticantes no Amor

Com a Festa do Batismo do Senhor, termina hoje o tempo litúrgico do Natal e inicia-se o tempo comum. Esta história de um Deus que envia o próprio Filho ao mundo é sempre plena de atualidade e fortemente interpeladora para a vida cristã.

No episódio do Batismo narrado pelo evangelista Marcos, Jesus aparece como o Filho muito amado no qual o Pai pôs toda a sua complacência. Uma cena que revela a preocupação de Deus e o imenso amor que Ele nos dedica; um amor que nos envolve em toda a sua ternura e nos insere numa dinâmica de comunhão e de vida nova.

Celebrar o Batismo de Jesus é acolher e renovar em nós esse plano salvador de Deus revelado no seu Filho muito amado. No dia do nosso Batismo, pessoalmente ou através dos pais e padrinhos, comprometemos a nossa vida com Jesus. Um compromisso que é urgente renovar de modo concreto em todos os dias da nossa vida.

Celebrar o Batismo de Jesus envolve-nos na sua atitude de obediência radical, de entrega incondicional, de confiança absoluta na relação com Deus. Nunca esqueçamos que o projeto de Deus é sempre mais importante que os nossos projetos pessoais.

Celebrar o Batismo de Jesus coloca-nos face a face com um Deus solidário com a humanidade e que nos oferece um caminho de liberdade e de vida plena. Inseridos nessa dinâmica de vida nova como filhos de Deus pelo Batismo em Jesus Cristo, só podemos ir ao encontro dos irmãos mais desfavorecidos e estender-lhes a mão, partilhar a sorte dos pobres, dos sofredores e dos injustiçados, identificar-nos com eles e participar dos seus sofrimentos, conquistar com eles a liberdade e a vida plena, contribuindo para que tenham toda a dignidade e mais esperança. São atitudes que assumimos, pelo Batismo, no quotidiano da nossa vida cristã.

Celebrar o Batismo de Jesus é assumir a mesma missão que Ele recebeu do Espírito e que nos leva a partir como seus discípulos missionários, para testemunhar de modo sério e comprometido o mesmo programa pelo qual Jesus se empenhou e deu a vida.

Um tempo novo abre-se diante de nós: Jesus vai seguir, com toda a liberdade, o caminho de Jerusalém e nós iremos acompanhar, ao longo do ano litúrgico, o seu ensino e redescobrir os sinais que Ele realiza.

Pelo Batismo, somos convidados a seguir os passos de Cristo: ou dizemos um sim radical a Cristo ou navegamos noutras ondas. Não há lugar para batizados não praticantes. Os batizados em Cristo só podem ser praticantes no amor de Deus e nos gestos de salvação de Deus, na existência quotidiana, celebrada e vivida.

Manuel Barbosa, scj
www.dehonianos.org

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top