Angra: Diocese destaca que Corpo de Deus tem «grande significado religioso e comunitário» nos Açores

D. Armando Esteves Domingues preside à solenidade na catedral, em Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo, Açores, 04 jun 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Angra destaca que as comunidades por todo o Arquipélago dos Açores reúnem-se na Solenidade do Corpo de Deus que “continua a ser um momento privilegiado” de adoração, ação de graças e testemunho público da fé.

A Eucaristia solene na Sé de Angra é presidida pelo bispo diocesano, D. Armando Esteves Domingues, com a participação das paróquias, irmandades e confrarias desta ouvidoria (conjunto de paróquias), às 17h00 locais (mais uma hora em Lisboa), de hoje, 4 de junho, dia da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Após a celebração na Sé, começa a “tradicional procissão do Santíssimo Sacramento” pelas ruas da cidade, pelas 18h00, e o programa termina com a bênção solene “num momento de profunda oração e testemunho público da fé cristã”.

“A procissão pelas ruas da cidade constitui um dos momentos mais expressivos da solenidade, convidando os fiéis a manifestarem publicamente a sua fé e a sua devoção ao Santíssimo Sacramento”, destaca o portal na internet ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, realçando que comunidades paroquiais, irmandades e confrarias “têm preservado e enriquecido esta tradição religiosa”, ao longo dos séculos.

Na Ouvidoria da Povoação, ilha de São Miguel, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é “uma das mais importantes manifestações de fé”, a vila açoriana está a viver “dias de intensa celebração religiosa e comunitária”, com momentos de adoração, procissões e iniciativas de convívio abertas à população; esta quarta-feira, 3 de junho, terminou o tríduo preparatório na igreja matriz (19h00).

Hoje, dia 4, na Missa Solene do Corpo e Sangue de Cristo, às 11h00, com primeiras comunhões, e à Eucaristia da Festa às 17h00, segue-se a procissão e bênção do Santíssimo, com sermão do diácono Fábio Silveira, no Largo do Município; no dia seguinte, sexta-feira, feriado no concelho da Povoação, celebram uma Missa votiva, às 19h00, com a participação de todo o clero, o sábado é um “Dia Eucarístico”, com todas as paróquias na igreja matriz, entre as 15h00 e as 20h00, e as festas terminam com a Missa das 18h00, no domingo, dia 7.

Segundo a Diocese de Angra, “uma das imagens mais emblemáticas” desta celebração na Povoação são os tapetes de flores naturais nas ruas, construídos por famílias, grupos paroquiais e voluntários, onde predominam símbolos ligados à Sagrada Eucaristia, como o cálice, a hóstia consagrada, espigas de trigo, cachos de uvas e outros elementos da tradição cristã, por onde vai passar a procissão do Santíssimo Sacramento.

Ainda na ilha de São Miguel, a Ouvidoria da Ribeira Grande também está a celebrar esta solenidade até domingo, dia 7 de junho, numa iniciativa promovida pela Confraria do Santíssimo Sacramento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela.

O tríduo preparatório da Festa do Santíssimo Sacramento, que terminou esta quarta-feira, 3 de junho, às 20h00 locais, tem pregação do diácono Fábio Silveira.

O sítio online ‘Igreja Açores’ informa que o programa continua no dia 6, sábado, com a celebração da Eucaristia, às 18h30, seguida de um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, e no dia seguinte, após a Missa, a festa termina com a solene procissão do Corpo de Deus pelas ruas da cidade açoriana da Ribeira Grande.

A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo celebra-se no 60.º dia após a Páscoa, uma quinta-feira, ligando-se assim à Última Ceia; nos países onde não é feriado civil, a celebração assinala-se no próximo domingo.

Esta festa litúrgica começou a ser celebrada em 1246, na cidade de Liège, na atual Bélgica, tendo sido alargada à Igreja latina pelo Papa Urbano IV através da bula “Transiturus”, em 1264, dotando-a de Missa e ofício próprios

Na origem, a solenidade constituía uma resposta aos que colocavam em causa a presença real de Cristo na Eucaristia, tendo-se afirmado também como o coroamento de um movimento de devoção ao Santíssimo Sacramento; teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de festa de Corpo de Deus.

CB

Partilhar:
Scroll to Top