D. João Lavrador indica que o primeiro domingo do Advento vai ser marcado «com uma ação tipicamente juvenil»

Foto: Agência ECCLESIA/MC

Angra do Heroísmo, Açores, 20 nov 2020 (Ecclesia) – O bispo de Angra escreveu uma mensagem para o ano pastoral 2020/2021, que começa a 29 de novembro e marca o início da preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa.

O responsável católico pede que se “interpele os jovens para uma participação ativa na caminhada sinodal” diocesana.

“Marcaremos, em cada paróquia ou Ouvidoria, o primeiro domingo do Advento [29 de novembro] com uma ação tipicamente juvenil que junte o início do ano pastoral, a caminhada sinodal e as JMJ Lisboa/2023”, indica D. João Lavrador.

Na nota pastoral pelo início do ano pastoral 2020/2021, o bispo da diocese açoriana apela ao “rigoroso cumprimento das regras sanitárias” para que as celebrações litúrgicas e demais ações pastorais decorram com a adequada segurança, por causa da situação de pandemia de Covid-19.

No documento, D. João Lavrador indica que “a Igreja evangelizadora, a Igreja em diálogo com o mundo de hoje e a Igreja comunitária que promove os carismas e os ministérios entre os seus membros”, é a “prioridade” para este ano pastoral, escolhida pela Assembleia Diocesana, composta pelos membros dos Conselhos Diocesanos de Pastoral e Presbiteral, das cinco áreas que devem “integrar uma comunidade cristã renovada e capaz de responder aos desafios do tempo presente”.

O bispo de Angra explica que têm “a imperiosa tarefa de convocar todos os batizados para a sua participação ativa nas comunidades cristãs”, uma atitude participativa que “deve começar pela formação necessária para se compreender a centralidade da Eucaristia na promoção da comunhão e no dinamismo missionário”.

“Que não nos faltem a coragem e a criatividade, a partilha de experiências suscitadas pelo mesmo Espirito e a iniciativa de propor o Evangelho com novo ardor, com novas linguagens e com novos métodos”, assinala D. João Lavrador, na nota pastoral publicada no sítio online da Diocese de Angra.

CB/OC

Açores: Bispo lança reflexão sobre «perfil evangelizador das comunidades cristãs»

 

Partilhar:
Share