Itinerário apresenta reflexão bíblica e convida a desenvolver uma ação concreta

Angra do Heroísmo, Açores, 28 nov 2019 (Ecclesia) – Os finalistas do sexto ano do Seminário de Angra desenvolveram a Campanha diocesana de Catequese para o Advento onde propõem que as famílias rezem juntas e promovam uma ação concreta fundamentada no Evangelho.

“Ao domingo – do primeiro do Advento até à Epifania – a família possa rezar em conjunto, desenvolver uma reflexão sobre uma leitura bíblica e a partir daí desenvolver uma ação especifica fundamentada no Evangelho, seja na catequese seja em casa”, explica a Diocese de Angra.

As seis propostas para o tempo do Advento, que começa este domingo e prepara o Natal, foram preparadas por seis seminaristas que vão ser ordenados diáconos, em ordem ao sacerdócio, no dia 1 de dezembro.

No primeiro domingo, o texto proposto lembra que cada Advento é um momento de recomeço: “De nos levantarmos e fazermos novamente caninho de espera pela sua vinda”.

Os catequistas vão assinalar que a primeira vela que se acende no primeiro dia de Advento deve ser “verdadeiro sinal de vigia e de esperança”, que seja sinal de “um coração que se abre a Deus e que o acolhe”.

As outras reflexões de Advento, até ao domingo da Epifania, o Dia de Reis, incluem a Solenidade da Imaculada Conceição, no domingo 8 de dezembro, e destacam a a alegria de ser cristão; a urgência de escutar a Palavra de Deus; a Palavra encarnada como fonte de salvação.

O sítio na internet da Diocese de Angra – ‘Igreja Açores’ – informa que a Campanha de Catequese é composta por pequenos subsídios com a Palavra e música e está disponível online.

A equipa desenvolveu os textos em formato digital e incentiva a aproveitar “as tecnologias”: “Segue Jesus Cristo neste Advento!”

O Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missão lembra que esta iniciativa decorre depois de registado “o sucesso” da campanha da Quaresma feita nos mesmos moldes durante os 40 dias.

CB

 

Partilhar:
Share