Cidade do Vaticano, 17 mai 2019 (Ecclesia) – O Vaticano informou hoje que o próximo Sínodo Especial sobre a Amazónia, que vai decorrer em outubro, já tem documento de trabalho, após a 2ª reunião do conselho pré-sinodal.

Participaram todos os membros do conselho, que inclui cardeais, bispos, religiosas e um leigo, representando as Igrejas na Amazónia, além de especialistas, consultores da Secretaria-Geral e convidados especiais.

Nas várias sessões da reunião foi examinado o projeto do ‘Instrumentum laboris’ (documento de trabalho) para a Assembleia Especial que recolhe num único texto o material da consulta iniciada com o documento preparatório.

O documento de trabalho foi dividido em três partes que abordam as seguintes temáticas: a voz da Amazónia, entendida como escuta daquele território; ecologia integral; Igreja com o rosto amazónico.

“O objetivo do texto é apresentar a situação pastoral daquelas terras e iniciar novos caminhos para uma evangelização mais incisiva na Amazónia”, assinala o comunicado da Santa Sé.

OC

Sínodo 2019: Vaticano denuncia exploração da Amazónia e violação dos direitos dos povos indígenas

Partilhar:
Share